Cidades

Funcionários da Unidade Básica de Saúde do Infraero 2 passam por teste tuberculínico

Os agentes de saúde foram os primeiros a passar pelo exame em virtude do contato diário com pacientes de tuberculose.


Os funcionários da Unidade Básica de Saúde do Infraero 2 realizaram na manhã desta sexta-feira, 16, o Teste Tuberculínico, método utilizado para auxiliar no diagnóstico da tuberculose.

A prova tuberculínica é uma inovação na saúde municipal. Anteriormente, quem necessitasse fazer o teste precisava se deslocar até o Centro de Referências em Doenças Tropicais, que era o único local a ofertar o exame. Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Nadir Lamarão, desde 2018, a prefeitura estudava a implantação do serviço.

“Para nós, é muito importante ter esse exame aqui, pois conseguiremos atender as pessoas que tiveram contato com pacientes de tuberculose, o que é uma recomendação do Ministério da Saúde. Além, é claro, do ganho que é para a população da zona norte de Macapá”, pontuou a coordenadora.

O teste é feito por meio da injeção de uma substância por baixo da pele do antebraço. Após três dias, o local é avaliado e um resultado emitido. Se o local da injeção apresentar reações alérgicas, significa que o paciente teve contato com o bacilo. “Se for confirmado, existe a possibilidade de fazer o tratamento para não adoecer de tuberculose. Esse acompanhamento é feito junto ao sistema básico de saúde”, informou Karla Matos, enfermeira da UBS do Infraero 2.

De acordo com Nadir Lamarão, atualmente, existe um total de 166 pessoas em tratamento de tuberculose no estado do Amapá. Deste total, 104 no município de Macapá e 57 fazendo acompanhamento na atenção básica. As pessoas que tiveram contato com pacientes de tuberculose podem procurar a UBS do Infraero II a partir da próxima semana, portando documento de identificação com foto e indicação de algum profissional de saúde.


Deixe seu comentário


Publicidade