Funcionários da UPA zona sul paralisam atendimentos para protestar repasses atrasados
Empresa estaria sem receber repasse da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) há cinco meses.

Railana Pantoja
Da Redação
Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona sul de Macapá, localizada na avenida Ivaldo Veras, bairro Jardim Marco Zero, paralisaram os atendimentos de recepção e limpeza nesta quarta-feira (28). O motivo do protesto, de acordo com funcionários, é o atraso nos repasses que são para manter a UPA, inclusive, pagamento de salários.
“Somos funcionários da empresa Total Administração, e ela está há 5 meses sem receber o dinheiro da UPA. Nosso salário está em dia, mas a empresa não tá tendo como manter mais. Fica insustentável pra empresa manter material de limpeza e funcionários, sem receber. Então, estamos paralisando serviços de recepção, porteiro e limpeza”, disse o funcionário Guilherme.
Atendimentos médicos estão sendo feitos, mas com demora. “Quem chegar vai ter um pouco de dificuldade, já que a recepção não está funcionando. Mas, os enfermeiros, médicos e técnicos estão trabalhando normalmente”, completou.
O outro lado
A equipe de reportagem do portal Diário entrou em contato com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para ter melhores esclarecimentos. Em nota, a secretaria diz que aguarda recursos para efetuar o pagamento ao Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), responsável por coadministrar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul. A Sesa reitera que tem trabalhado para equacionar as despesas correntes com os valores que dispõe e ajustar seu cronograma orçamentário para suprir as carências acentuadas pelas constantes frustrações dos repasses constitucionais, entre o que estava previsto e o que foi depositado na conta do governo do Estado.
Deixe seu comentário
Publicidade

