Cidades

Funerárias trocam corpos e empresário vítima da Covid é sepultado por outra família

Corpo de Paulo Queiroga, de 63 anos, foi sepultado pela família do assessor parlamentar Sivaldo Farias, de 49 anos, após troca de corpos no Centro Covid HU. Assessor e empresário morreram na terça-feira (17) na UTI do hospital referência no tratamento do novo coronavírus.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

Familiares do empresário José Paulo Batista de Souza, de 63 anos, o ‘Paulo Queiroga’ como era conhecido no meio empresarial, e do assessor parlamentar Sivaldo Farias da Silva, de 49 anos, viveram momentos de dor e revolta na noite de terça-feira (16) em frente ao Centro Covid HU, zona sul de Macapá.

Paulo Queiroga foi sepultado por outra família após funerária trocar corpos

Paulo e Sivaldo estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital vocacionado para o tratamento de pacientes agravados com o novo coronavírus. Eles morreram nesta terça-feira em decorrência de complicações pela doença.

 

Mas, o drama das famílias foi além. Os corpos foram trocados no momento do translado para o cemitério.

Silvaldo também morreu vítima da Covid nesta terça (16)

Sivaldo Farias teria sido o primeiro a morrer no leito. A família contratou uma funerária que fez a retirada do corpo do hospital. “Preparamos uma homenagem em frente à residência dele, no bairro Universidade, e depois seguimos para o cemitério de São José, onde o corpo foi sepultado. A urna estava lacrada, seguindo o protocolo sanitário. Nunca imaginamos que estivéssemos sepultando outra pessoa”, disse o sobrinho de Sivaldo, José Farias.

 

A troca só foi descoberta quando a segunda funerária foi buscar o corpo de Paulo Queiroga. “O dono da funerária é nosso amigo e quando os funcionários dele – que também conheciam o Paulo, foram retirar o corpo, perceberam que não era o corpo do meu irmão. Fomos comunicados sobre o fato e entramos em desespero. O pior foi quando questionamos o fato na portaria do hospital. Teve um funcionário que chegou ao cumulo de dizer: ‘Leva esse ai, ninguém vai ver o corpo mesmo’, se referindo ao outro rapaz que havia falecido. Meu irmão já tinha sido sepultado pela outra família. A partir dessa descoberta tomamos as medidas para que a troca fosse reparada”, disse Conceição Queiroga, irmã de Paulo.

 

Após cerca de três horas o corpo de Paulo foi exumado da sepultura. “Acionamos o advogado da família e conseguimos fazer com que a urna fosse retirada da sepultura e aberta no cemitério para o reconhecimento do Paulo. Depois o corpo foi novamente levado ao HU. De lá ele retornou para o sepultamento no mesmo cemitério, mas dessa vez no lote da família”, concluiu.

 

Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) declarou que determinou instauração de inquérito na Polícia Civil e abertura de processo administrativo para apurar e responsabilizar agentes públicos, terceirizados e funcionários de uma das funerárias envolvidos no caso; acompanhe a íntegra da nota:

 

Nota de esclarecimento

  1. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai instaurar processo administrativo junto à Polícia Civil para apurar e responsabilizar os agentes – servidores públicos, terceirizados e funcionários de uma funerária particular – envolvidos na falha de protocolo ocorrido no Centro Covid do Hospital Universitário (HU), durante a liberação de dois corpos de pacientes que vieram a óbito nesta terça-feira, 16, por agravamento de saúde causado pelo novo coronavírus.

 

  1. A Sesa esclarece ainda que segue o processo de manejo de corpos conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS), evitando que os colaboradores que atuam neste manuseio tenham qualquer tipo de exposição ao vírus.

 

  1. Sobre o episódio lamentável, a Sesa presta solidariedade às famílias e dá todo apoio psicológico, informando que está tomando todas as medidas para reforçar os protocolos internos e, principalmente, de fornecedores de serviços funerários.

Deixe seu comentário


Publicidade