Cidades

Furlan autoriza criação da Comissão responsável pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) Municipal

O Projeto de Lei, de autoria do vereador Alexandre Azevedo, regulamenta a concessão do auxílio para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), em Macapá.


Lana Caroline
Da Redação

 

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou o decreto que autoriza a criação da Comissão responsável pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) Municipal, com objetivo de planejar, discutir, levantar informações e auxiliar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisem de consultas exames ou tratamento fora de Macapá.

 

O Projeto de Lei nº 038/21, de autoria do vereador Alexandre Azevedo (PP), institui e regulamenta a concessão do auxílio para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), em Macapá. Segundo o parlamentar, o benefício vai complementar o que já é oferecido pelo Governo do Estado, através da Secretara Estadual de Saúde (Sesa).

“Ele vem como um ajudador do TFD do estado. A partir da implementação do benefício municipal, os macapaenses terão a oportunidade de serem bem assistidos pelo município. Não receberemos os que já estão cadastrados no TFD estadual, pois vamos, apenas, ajudar a diminuir a carga do estado”, disse o Alexandre.

 

A comissão será composta por servidores públicos municipais, da Câmara Municipal e representantes da sociedade civil. São eles: José Edimundo da Silva e Ruany Camila Soares da Silva (Representantes da Casa de Apoio Nosso Lar); Resinalda Sales Natividade e Nayara Oliveira de Souza (Representantes da Câmara Municipal de Macapá); Daniel de Ávila Abreu e Rogério Santos Vilhena (Representantes da Procuradoria Geral do Município).

 

Para iniciar o TDF Municipal, o vereador conseguiu, através de parceria, uma emenda de mais R$1 milhão do senador Randolfe Rodrigues e mais R$3 milhões do deputado federal André Abdon. A expectativa é que até o final do ano o projeto esteja funcionando.


Deixe seu comentário


Publicidade