Cidades

Gestores municipais recebem lideranças sindicais da educação para nova negociação

De acordo com o secretário de Administração, Michel Fonseca, a gestão realiza estudos sobre os impactos financeiros


Na tarde de quarta-feira, 7, lideranças do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap) participaram de nova Mesa de Negociações com gestores do município de Macapá. Na reunião, realizada na Secretaria Municipal de Administração (Semad), foram debatidas as reivindicações sobre perdas salarias da categoria. O vice-presidente do Sinsepeap, Iaci Ramalho, ressaltou que a categoria reivindica a incorporação de gratificações, plano de aposentadorias, pagamento de insalubridade, além dos reajustes salariais.

De acordo com o secretário de Administração, Michel Fonseca, a gestão realiza estudos sobre os impactos financeiros para avançar na pauta. “Entendemos a solicitação da categoria, estamos realizando exercícios e estudos financeiros para atender as demandas, mas, no momento, infelizmente, os números não são favoráveis e precisamos gerir o orçamento de acordo com as Leis Orçamentária Anual, de Diretrizes Orçamentárias e de Responsabilidade Fiscal”, explicou.

Ao final da reunião, os responsáveis de negociação do Município entregaram nota técnica aos representantes do Sinsepeap. Na nota, são apresentados os estudos realizados pela gestão sobre os impactos financeiros dentro do orçamento municipal. O gestor da Semad explicou ainda que a prefeitura tem equilibrado as contas para manter o salário dos servidores em dia.

“Essa não é a primeira reunião que participamos. Já apresentamos outras vezes todo esforço que temos feito para manter o orçamento equilibrado. Se não fosse a transposição em 2015, não teríamos conseguido pagar o salário dos servidores em dia. Todos os avanços que temos conquistado até o momento, inclusive, não só na área da Educação, foram por meio de emendas parlamentares”, pontuou o secretário Michel.

Esteve presente e acompanhando também a Mesa de Negociação o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Macapá, vereador Dreise Alencar. O parlamentar ressaltou que irá mediar um novo encontro ainda este mês entre Executivo municipal e o sindicato da educação.
Estiveram presentes no encontro a presidente do Sinsepeap, Kátia Cilene, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maycon Magalhães, dentre outras lideranças do movimento sindical.

Investimento na Educação
A Prefeitura de Macapá fez no 1º semestre de 2019 adequações e reparos na rede física de 14 escolas, revitalizou 21, sendo 7 da educação infantil e 14 do ensino fundamental, além de entrega de equipamentos e mobiliários que possibilitam o conforto para alunos e corpo docente. A prefeitura já iniciou, por meio do projeto Macapá 300 anos, a implantação de aula de robótica, xadrez, em parceria com o Instituto Federal do Amapá, além da inclusão de aulas de música, inglês e francês. Realizou ainda a implantação do Proesc, informatizando a gestão escolar, e o concurso na área, que já chamou mais de 500 profissionais, empossando 408 professores na rede municipal de ensino.


Deixe seu comentário


Publicidade