Cidades

Gestores têm até 31 de julho para preencher Censo Escolar 2018

Nessa primeira etapa, os gestores ou responsáveis pela escola deverão inserir informações sobre a matrícula inicial. Procedimento é feito pela internet.


Encerra no dia 31 de julho, o prazo da primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar 2018. Os gestores escolares das escolas públicas, privadas e federais de todo o país deverão lançar os dados das unidades de ensino por meio do site educacenso.inep.gov.br. Nessa fase, eles deverão preencher a matrícula inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, estudantes e profissionais escolares em sala de aula.

 

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos da educação básica, de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por meio dele, é possível fazer o levantamento sobre a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes, abandono, reprovação e aprovação de alunos.

 

As escolas que não realizarem o preenchimento do Censo Escolar no prazo estabelecido ou deixarem as informações em aberto, serão desconsideradas para as estatísticas oficiais. Ou seja, correrão o risco de não receberem os recursos destinados à educação, em 2019. As escolas ativas, mas sem informação, também serão desconsideradas pelo Inep.

 

Os dados coletados são utilizados como base para planejamento e implementação de políticas públicas educacionais, desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

 

O sistema é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Deixe seu comentário


Publicidade