Golpe dos Precatórios: TJAP alerta sobre falsos servidores que cobram taxas para pagamento
Os golpistas se passam por servidores do Tribunal e enviam mensagem por Whatsapp ou ligam pedindo que o cidadão efetue um pagamento antecipado para acessar o valor que tem direito.

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (7) para que a população seja alertada sobre um golpe que criminosos estão aplicando utilizando o nome do Tribunal.
Segundo o diretor da Secretaria de Precatórios, João Guilherme Lopes, os golpistas se passam por servidores do Tribunal e enviam mensagem por WhatsApp ou ligam pedindo que o cidadão efetue um pagamento antecipado para acessar o valor que tem direito.
“Em meados de janeiro começamos a receber vários credores nos informando que haviam sido contatados pelo Tribunal via WhatsApp e tiveram seus nomes contemplados nos precatórios, e a mensagem também dizia que eles precisavam entrar em contato urgente com o número, que era do golpista. Na mesma mensagem, o golpista dizia que era necessário o credor efetuar um pagamento antecipado para receber o precatório, caso não fizesse isso, o valor só poderia ser recebido em 5 ou 10 anos”, detalhou João Guilherme Lopes.
Em alguns casos, os criminosos conseguiram efetivar o golpe, chegando a receber depósitos de credores. Diante dos relatos, o tribunal buscou ajuda da de delegada Áurea Uchôa, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DR-CCIBER), para iniciar uma investigação.
“Esse grupo infelizmente não está atuando somente no Amapá, já tem um leque de estados que estão passando pela mesma situação nesse momento, inclusive, há a desconfiança de que eles [golpistas] já tenham sido presos em razão desse delito, mas em outra ocasião”, alertou a delegada.
A Secretaria de Precatórios orienta que a população, em casos de dúvida, busque os canais de comunicação oficiais do TJAP. O WhatsApp (96) 98408-2105 é o contato oficial da secretaria, mas é possível ser atendido também utilizando a plataforma ‘balcão virtual’, através do site www.tjap.jus.br
Já a delegacia de crimes cibernéticos funciona no Aeroporto Internacional de Macapá e atende presencialmente das 7h30 às 18h, todos os dias.
Deixe seu comentário
Publicidade

