Cidades

Governador anuncia 30ª edição da Agropesc do município de Amapá

O anúncio aconteceu durante a celebração do aniversário de 122 anos do município, no domingo, 22


 

O governador Clécio Luís anunciou a 30ª edição da feira agropecuária Agropesc, no município de Amapá, de 30 de novembro a 3 de dezembro. A assinatura do Termo de Fomento que formaliza a parceria aconteceu durante a celebração do aniversário de 122 anos da cidade, no domingo, 22.

 

A programação vai acontecer no antigo Parque de Exposições, onde atualmente está localizado o Campus Território dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), inaugurado em março de 2023.

 

O evento prevê oficinas e cursos do setor primário para aprimorar o conhecimento da comunidade acadêmica; vitrine agropecuária; além de um espaço para entretenimento, com shows e rodeio. O investimento do Governo do Estado na Agropesc é de R$ 1,5 milhão.

 

Clécio Luís reforçou que a Agropesc vai beneficiar não apenas o município de Amapá, mas toda a Região dos Lagos, que é conhecida pelo potencial agropecuário e inclui, também, as cidades de Pracuúba, Tartarugalzinho e Calçoene.

 

“A exemplo do que aconteceu na região metropolitana quando a Expofeira voltou, agora, a Agropesc também vai voltar para fortalecer a economia, fomentar o setor agro, incentivar os produtores rurais e possibilitar uma renda extra aos empreendedores da Região dos Lagos”, destacou o governador.

 

A Agropesc é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Amapá, como detalhou o prefeito, Carlos Sampaio.

 

“Para nós, é uma honra voltar com a Agropesc, que traz benefícios, principalmente, para a agropecuária e a pesca. Isso demonstra não só a força do município de Amapá, mas também da Região dos Lagos”, destacou Sampaio.

 

 

Economia mais forte

Para o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Rafael Martins, todas as ações que serão realizadas durante a Agropesc buscam movimentar a economia da região e do município de Amapá.

 

“O Governo do Amapá vai trazer para a Agropesc uma demonstração do potencial agrícola da Região dos Lagos. Vamos promover a feira para os agricultores demonstrarem seus produtos, movimentando a economia, e principalmente, trazer de volta a alegria que é a feira agropecuaria aqui na região”, conta Martins.

 

A feira contará com a exposição de animais e venda de produtos de origem animal, em um trabalho coordenado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro).

 

“Atualmente, as equipes avaliam as condições de saúde dos animais. A Diagro também vai inspecionar e certificar o queijo, para avaliar a demonstração dos produtos da região”, explica o diretor-presidente da agência, Álvaro Cavalcante.

 


Deixe seu comentário


Publicidade