Governador inaugura novo e moderno prédio da Escola Profissionalizante de Música Walkíria Lima
Nova escola de música deverá ampliar o atendimento, passando de 600 para 2 mil alunos

Em meio a uma diversificada programação artística e cultural, iniciada na quarta-feira (4) o governador Waldez Góes (PDT) entregou no final da tarde desta quinta-feira (5) o novo e moderno prédio do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, localizado na Rua Eliezer Levy, zona central de Macapá.
O Centro de Música Walkíria Lima surgiu como Conservatório Amapaense de Música, em 1952, e tornou-se escola em 1983. Em 2017 ele foi transformado em centro profissionalizante. “São mais de seis décadas de história e formação de profissionais que nos enchem de orgulho e que escreveram e escrevem capítulos únicos dessa página sonora. Ficamos felizes em inaugurar um centro tão moderno quanto este, que vai ampliar de 600 para 2 mil o número de vagas. É bom lembrar que a formação desses alunos é totalmente gratuita, ou seja, eles não pagam absolutamente nada para adquirir técnica e conhecimento musical”, comemorou o governador durante entrevista à rádio Diário (90.9FM).
O governador se referia ao fato de que outros centros de música espalhados pelo país cobram taxas de inscrição, matrículas e até mesmo mensalidades, apesar de serem administrados pelos estados.
Construída em um dos seus endereços de origem, a nova escola de música deverá ampliar o atendimento, passando de 600 para 2 mil alunos, em um espaço moderno e acessível, com novidades como sala de Música de Câmara, estúdio, auditório para cerca de 300 pessoas, instrumentoteca, laboratório de informática, elevadores, garagem coberta e 44 salas para estudos teóricos, coletivos e práticas individualizadas – o dobro da capacidade do antigo prédio.
As obras foram executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos na ordem de R$ 7,8 milhões, captados no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) investiu R$ 1,4 milhão em mobiliários e instrumentos musicais.
Cursos
Atualmente, o Walkíria Lima oferta três cursos técnicos, destinados exclusivamente aos estudantes matriculados no ensino médio, com idade mínima de 15 anos. O processo seletivo para esses cursos foi realizado em maio e as aulas terão início no segundo semestre de 2018, já no novo espaço.
Também são oferecidos cursos livres, de instrumento musical, com 10 linhas de formação, como clarinete, piano, flauta doce, violoncelo e violão popular. Esses cursos são voltados para alunos com idade mínima de 10 anos e são abertos a toda comunidade. O centro abrirá novas vagas para os cursos de instrumentos, em agosto.
O Walkíria Lima também desenvolve diversos projetos como oficinas, recitais didáticos, encontro de corais, orquestra de cordas, Big Band e Cantata de Natal.
Para 2019, o Centro de Música também deverá expandir o Projeto de Educação Musical para crianças, a partir dos 7 anos. No momento, ele é ofertado para alunos com idade partir dos 10 anos. A escola de música conta com cerca de 85 funcionários, sendo 55 professores.
Deixe seu comentário
Publicidade




