Cidades

Governo aborda masculinidade tóxica e stalking em debate com estudantes

Temas foram debatidos na manhã de hoje na Escola Estadual Tiradentes como proposta do Agosto Lilás


Douglas Lima
Editor

O governo do estado, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório da Escola Estadual Tiradentes, debate para conscientizar a população sobre masculinidade tóxica e o crime de stalking. O Instituto Promundo atuou no evento como parceiro.

Antes do debate, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), pelo telefone, a secretária estadual de políticas para mulheres, Adrianna Ramos, explicou que stalking consiste no ato de seguir uma pessoa de forma constante, com ameaças físicas ou psicológicas.

“Aqui na Escola Tiradentes vamos explorar a relação entre os temas masculinidade tóxica e stalking”, antecipou a secretária, esclarecendo que o debate é uma proposta do Agosto Lilás que segue percorrendo o estado, falando sobre a importância de todos se envolverem na campanha do governo.

Adrianna pregou que o Agosto Lilás coloca a sociedade a pensar “que tipo de homem você é? Aquele que agride ou aquele que acolhe?” “Essa é uma forma de fazer com que todos se incomodem com a violência doméstica e assumam o protagonismo no sentido de não calar quando ver uma mulher vítima de violência doméstica”, ponderou.

A secretária pontuou que para acessar as portas da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) é só acionar a Delegacia da Mulher, Tjap, Ministério Público e a própria Secretaria de Políticas para as Mulheres, através do número 98402-7649. Pode também ligar para o 190 e para o 180, só que esse último número é de rede nacional.

Adrianna Ramos informou que de acordo com a tenente PM Valdenice, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, na região central de Macapá o índice de descumprimento das medidas protetivas baixou.

“Isso se dá pela presença da Patrulha Maria da Penha, junto a essas mulheres que acionam a RAM”, avaliou a secretária estadual, informando que a patrulha dispõe de quatro viaturas, uma em Macapá, outra em Santana, mas logo receberá mais cinco, entregues pelo ministro da segurança, Flávio Dino, quando recentemente ele esteve no Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade