Cidades

Governo amplia vacinação contra gripe para todos os públicos

Processo de imunização focado no público infantil, idosos, gestantes e puérperas, entre outros, atende agora também a comunidade geral


 

Wallace Fonseca
Estagiário

 

A partir desta quinta-feira,18, o governo do Amapá amplia para todos os públicos a vacinação contra a gripe, até então direcionada apenas para crianças, idosos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, professores e pessoas com comorbidades. A Superintendência de Vigilância em Saúde, SVS, tem estoque com mais de 135 mil doses da influenza que serão distribuídas de acordo com a demanda de cada município.

 

O objetivo é imunizar a população para enfrentar o inverno amazônico, período com maior circulação viral e de transmissão da gripe na região. A vacinação ainda é baixa no Amapá. Segundo dados da SVS, até o dia 16 de janeiro, apenas 24,26% da população amapaense tinham sido vacinados contra a influenza.

 

“Toda a população amapaense poderá se vacinar”, disse Claudia Monteiro, responsável da SVS, que também informou que salas de imunização já estão abastecidas, e a partir desta semana novos postos de atendimento serão oferecidos para a comunidade geral.

 

 

Cláudia Monteiro, em fala ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), desta quinta-feira, 18, também informou que o governo do Amapá, através da SVS, fez uma articulação com o governo federal para garantir “uma quantidade extra” de doses para influenza. “As salas de vacinas estão abastecidas desde novembro do ano passado; prevendo o inverno amazônico”, disse Cláudia.

 

Covid-19

Ciente de um possível surto de covid-19 no Amapá, Cláudia disse que muitas pessoas que estão se dirigindo aos postos de saúde, com suspeita, apresentam somente os típicos sintomas gripais. “Está sob controle”, tranquilizou.

 

A superintendente também salientou a importância de se vacinar contra todas as doenças, covid, influenza, febre amarela. “Estamos em um estado diferente do resto do país; estamos na Amazônia, temos chuvas e mosquitos, precisamos ter um cuidado especial”, concluiu.

 


Deixe seu comentário


Publicidade