Cidades

Governo anuncia construção de acesso entre o Trapiche Eliezer Levy e a Pedra do Guindaste

Projeto inclui iluminação, revitalização e a construção de um acesso do Trapiche Elizer Levy até o monumento de São José.


Integrantes da Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC) apresentaram nesta sexta-feira, 10, ao governador do Amapá, Waldez Góes, o projeto de reforma e ampliação da Pedra do Guindaste, monumento localizado em frente à cidade de Macapá, ao lado do Trapiche Eliezer Levy, no Rio Amazonas.  Na ocasião, foi feita uma exposição da planta do projeto, no programa autocad, exemplificando os tamanhos reais da construção que será feita.

A proposta para mudança no local é de iniciativa da Diocese de Macapá, que solicitou da ACIA e parceiros a intervenção tanto na pedra, quanto na imagem, em virtude da situação atual do monumento que corre o risco de desmoronar. O pedido inclui a realização da reforma e o aumento de tamanho, em pelo menos mais de 1 metro, do cilindro de concreto conhecido como Pedra do Guindaste, e ainda, a construção de uma nova estátua de São José, de frente para a cidade.

O presidente da Acia, Altair Pereira, aproveitou a oportunidade para pedir apoio do governo estadual, para que seja firmado um convênio para construção de um projeto que possibilite o acesso ao monumento. “Pretendemos instalar a imagem do santo, após uma consulta popular. Com a construção do aceso até o local, a população teria um contato mais próximo com o monumento”.

Sobre a imagem original, Pereira informou que a estátua será restaurada e poderá ser instalada em frente à Fortaleza de São José de Macapá, após uma avaliação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O secretário de Estado do Desenvolvimento das Cidades, Alcir Matos, explicou que o primeiro passo do projeto já foi dado, que é a revitalização da imagem de São Jose. “O governo do Estado irá entrar com o projeto da construção de um acesso que vai ligar o Trapiche até a imagem, possibilitando a valorização do ponto turístico e histórico”, afirmou o gestor.

O governador Waldez Góes destacou que o monumento ganhará e agregará valores com as mudanças. “Para atender ao pedido do bispo de Macapá, Dom Pedro Conti e da ACIA, já autorizei, junto à SDC e Secretaria de Infraestrutura [Seinf] análise do projeto de infraestrutura do local, incluindo a iluminação, revitalização e instalação da nova imagem, o que irá valorizar ainda mais o monumento e nossa capital”, afirmou Góes.


Deixe seu comentário


Publicidade