Cidades

Governo anuncia redução de gastos com comunicação institucional

Portais de comunicação institucional passaram a ser desenvolvidos pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).


O governo do Amapá, desde 2015, tendo em vista as dificuldades enfrentadas em função da crise econômica do país, adotou diversas medidas para reduzir gastos e ainda assim ofertar serviços de qualidade à população amapaense. Nesse sentido, o estado optou por deixar de contratar empresas terceirizadas para desenvolver os seus portais de comunicação institucional. Esse e outros trabalhos passaram a ser desenvolvidos pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap).

Nestes cerca de dois anos e nove meses, o Prodap já desenvolveu mais de 100 portais institucionais no âmbito do Poder Executivo Estadual. Esse trabalho, se fosse desenvolvido por uma empresa de mercado, custaria aos cofres públicos aproximadamente R$ 500 mil, segundo o diretor-presidente do centro, Lutiano Silva.

Além de economia, o serviço passou a ter maior qualidade. Silva lembra que, dentre outros aspectos, a plataforma do site principal (que atualmente é acessado no endereço (www.amapa.gov.br), apresentava algumas deficiências técnicas, dentre elas, o fato de o portal não ser responsivo, ou seja, não se adaptava a dispositivos móveis – havia necessidade de aumentar e diminuir a tela para poder acessar a informação desejada.
Manutenção, modernização e padronização
Além de o atual site oficial ser responsivo e ter outras funcionalidades, “o custo com manutenções, na gestão passada, somava mais de trezentos mil reais no contrato com a terceirizada. Hoje não temos esse custo”, pontuou Silva.

Os serviços de manutenção técnica são atualmente desenvolvidos pelo Prodap, e se tornaram mais céleres e eficientes, visto que o órgão pertence ao próprio Executivo.

O diretor-presidente menciona ainda a importância da construção conjunta que foi feita com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) da identidade visual do site oficial, e da criação da plataforma de gestão de conteúdo do mesmo.

“Também foi feito o trabalho de padronização das páginas das secretarias de Estado. Mesmo que cada secretaria trate de demandas específicas, ter uma estrutura com abas padronizadas, por exemplo, facilita o acesso do cidadão à informação que deseja.

Quando fazemos qualquer ação, pensamos em otimizar e prestar serviço de qualidade à população”, concluiu Lutiano Silva.


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