Cidades

Governo anunciará em março novo plano para incentivar exportaç

O novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic)



 

O novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro, afirmou que anunciará no início de março o aguardado plano nacional de exportações, uma das bandeiras defendidas no início de sua gestão, junto a uma agenda de reformas microeconômicas.

Em reunião ministerial na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Monteiro reconheceu que o país vive um “desequilíbrio macroeconômico” e mencionou a necessidade de reverter o déficit da balança comercial em 2014, que atingiu 4% do Produto Interno Bruto (PIB).

No ano passado, o país exportou US$ 3,930 bilhões a menos do que importou, gerando o primeiro déficit da balança desde 2000. O resultado também foi o pior do comércio exterior brasileiro desde 1998, quando as compras para outros países superaram as vendas em US$ 6,623 bilhões.

O ministro disse acreditar que o atual patamar do dólar frente ao real oferece uma perspectiva positiva para o país retomar as exportações neste momento. “Acreditamos que [o plano de exportações] pode ser um vetor para manter o nível de atividade econômica do país”.

Monteiro destacou ainda a necessidade de dar maior ênfase a acordos bilaterais e colocar os Estados Unidos no centro da estratégia da política comercial brasileira, junto de países da América Latina como Chile, Peru, Colômbia e México.


Deixe seu comentário


Publicidade