Cidades

Governo atendeu mais de 12 mil mulheres vítimas de violência em 2018

Março está com uma programação especial, organizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, de combate e prevenção à violência contra a mulher.


No relatório emitido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres do Amapá (SEPM), os Centros de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) e os Centros de Atendimento à Mulher (Cram) realizaram 12.741 atendimentos, em Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Porto Grande e Oiapoque, no ano passado. O aplicativo “Denuncie Mulher Amapá” também já registrou cerca de 4 mil denúncias desde o seu lançamento.

Os números demonstram que tem sido efetiva a conscientização da mulher em relação a não omissão dos casos de violência. Em dados comparativos do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), só no mês de agosto de 2017 foram registrados 334 casos de lesão corporal contra a mulher, já em 2018, o número aumentou para 402. No aplicativo, foram 3.891 denúncias em 2018, sendo mais de 2 mil na categoria de violência física.

De acordo com a secretária extraordinária de Políticas para as Mulheres, Wellen Azevedo, o relatório aponta que as mulheres não estão mais se intimidando com a violência. “É um trabalho constante para que a mulher não se sinta mais oprimida. Estamos executando e desenvolvendo todas as políticas públicas possíveis que elas percam o medo de denunciar. Este mês será especial para as mulheres e vamos ter várias programações para informar e orientar vítimas e demais participantes”, ressaltou Azevedo.

Além do projeto Denuncie Mulher Amapá, a Secretaria executa outros como “Papo de Homem: Quebrando Paradigmas”, “Namoro sem Violência”, “Camuf na Comunidade”, o “Projeto Camufinho” e o “Cravo não brigue com a Rosa”, que será lançado durante a programação do Mês da Mulher.

 

Mês da Mulher

Nesta sexta-feira, 8, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A SEPM elaborou uma programação especial com lançamento de novos projetos, workshops, palestras, debates e um dia para enaltecer a saúde e o bem-estar das mulheres do Amapá. Escolas públicas e privadas também farão parte da programação, recebendo palestrantes nas salas de aula abordando temas como: empoderamento feminino, feminicídio, namoro sem violência, entre outros.

 

8 de março

Lançamento do Projeto Cravo não brigue com a Rosa, em Santana

Inscrições: Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf/Macapá)

Local: Academia Ronildo Nobre (Santana)

Hora: 17h

 

16 de março

Uma Manhã na SEPM – Feira;

2ª Edição “Mulher você é uma Estrela”;

Feira “Mulheres criativas”

Local: Espaço da SEPM – Rua São José, esquina com Av. Iracema Carvão Nunes

Hora: 8h às 13h

 

22 de março

Lançamento do Projeto Cravo não brigue com a Rosa, em Macapá

Inscrições: Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf/Macapá)

Local: Academia do Ciodes, às 16h, em Macapá

Hora: 17h

 

29 de março

Tarde Saudável – Saúde e Bem-Estar da Mulher

Local: Espaço da SEPM – Rua São José, esquina com Av. Iracema Carvão Nunes

Hora: 15h


Deixe seu comentário


Publicidade