Cidades

Governo busca diagnosticar a extensão rural em todo o estado do Amapá

Vinte e seis conferências serão realizadas com agricultores familiares e segmentos ligados ao setor


 

Douglas Lima
 Editor

 

Acontece nesta quarta-feira, 19, a I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (CeaterR) com o objetivo de diagnosticar a situação atual da extensão rural nos 16 municípios do Amapá e em seguida propor e definir formas participativas estratégicas e ações prioritárias para promover a universalização da assistência rural pública de qualidade aos agricultores familiares.

O evento é promovido pelo governo do estado, através do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), cujo diretor-presidente, Dorival Santos, esteve no início da noite desta terça-feira, 18, no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9), acompanhado do presidente da Federação dos Agricultores Familiares, Josenildo Monteiro.

 

Dorival disse que o pequeno agricultor e o agricultor familiar são a razão da existência do Rurap, porque sem condições de uma assistência técnica privada, o instituto presta o serviço. No Rurap atuam duzentos técnicos do quadro funcional e cerca de trezentos contratados. O agricultor Josenildo louvou a realização da conferência, argumentando que a gestão pública precisa ouvir mesmo o agricultor familiar e os pequenos.

 

De acordo com release do governo do estado, sobre a I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, após o evento haverá um ciclo de 24 conferências municipais, onde serão definidas as prioridades locais e representantes (delegados) à conferência estadual que, por sua vez, escolherá as prioridades estaduais de assistência técnica e extensão rural pública para os próximos quatros anos no estado do Amapá.

 

Participarão dos encontros técnicos e engenheiros do Rurap, agricultores familiares, indígenas, quilombolas, pescadores, entidades públicas e privadas responsáveis por Ater, ONGs, secretarias municipais de agricultura e movimentos sociais, entre outros.

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade