Governo capacita profissionais para investigação e monitoramento de linhagens virais
Lacen ofertou a formação para equipes da Superintendência em Saúde que participam das ações de testagens nas ruas

O Laboratório Central do Amapá (Lacen) capacitou sete profissionais da equipe clínica da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) para investigar e monitorar tipos virais por meio de testes RT-PCR do tipo nasofaringe e orofaringe. O objetivo é que os servidores possam detectar deferentes linhagens de vírus, como coronavírus, sarampo, influenza, adenovírus, entre outros. Os servidores já atuam com testagem de casa em casa.
O treinamento deve auxiliar na coleta, armazenamento e transporte de amostras, além disso técnicas poderão ser aplicadas em testagens realizadas em ações do Estado pelos municípios.
“Esse trabalho vai nos ajudar no processo de investigação epidemiológica e monitoramento das tipagens virais que circulam no nosso Estado. Com as capacitações das equipes em campo, podemos garantir que essas amostras sejam tratadas corretamente para a realização do trabalho laboratorial necessário”, explica Maylin Rodriguez, coordenadora da Equipe Clínica da SVS-AP.
A equipe clínica já realiza o acompanhamento de pacientes positivos para doenças transmissíveis e atua nas ações de testagem à população. Todas as ações se somam ao trabalho de fiscalização e vacinação que continua sendo realizado pelo Governo do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade

