Cidades

Governo confirma casos de covid-19 em tripulação de navio estrangeiro fundeado na costa do Amapá

Autoridades de saúde monitoram a tripulação de 18 pessoas, das quais duas estão com a doença.


Foto: Ascom/SVS

O Governo do Estado confirmou casos de covid-19 em 2 dos 18 tripulantes do navio C.S.Sonoma, que está fundeado na costa amapaense, desde a última quarta-feira, 20. A embarcação tem bandeira das Bahamas e veio de Abidjan, na Costa do Marfim, com destino à Itacoatiara no estado do Amazonas.

Dez tripulantes são da Índia, sete são de Myanmar e um é de Blangadesh. Destes, cinco receberam a vacina contra a covid-19 – nenhum deles apresentou sintomas da doença

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) monitora a situação desde que foi informada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) que um dos passageiros apresentava quadro de febre e outros sintomas da covid-19.

Uma equipe de profissionais esteve no navio na quinta-feira, 21, para realizar os testes antígenos em toda tripulação e continua o trabalho de telemonitoramento. As amostras colhidas passarão pela triagem do Laboratório Central (Lacen) para verificar se estão enquadradas nos critérios de sequenciamento genômico em busca de variantes.

 

“Estamos tomando todo cuidado possível e seguindo todas as normativas de segurança já preestabelecidas para esse tipo de caso, lembramos que todo esse processo é a garantia de segurança para a tripulação e também para a população amapaense”, manifestou o superintendente da SVS no Amapá, Dorinaldo Malafaia,

 

O quadro clínico da tripulação é acompanhado de forma constante pela equipe clínica da SVS. Um dos tripulantes está com sintomas mais acentuados, por isso está em análise se ele precisará ou não de atendimento médico em solo nas próximas horas.


Deixe seu comentário


Publicidade