Cidades

Governo do Amapá e Sebrae se unem para capacitar alunos e professores em educação empreendedora

Programa Empreendedor do Futuro vai capacitar 12.610 alunos e 600 professores no prazo de dois anos.


Foto: Marcelo Loureiro/Secom
O Governo do Estado do Amapá (GEA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) assinaram nesta quarta-feira, 30, um termo de cooperação técnica que irá garantir a capacitação de 12.610 alunos e 600 professores em educação empreendedora, por meio do Programa Empreendedor do Futuro.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) criado pelo Sebrae em 2013 com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos.

“A escola tem que ser um espaço onde o estudante possa planejar o seu projeto de vida podendo construir seu negócio e gerando oportunidades para outras pessoas. Então, o Sebrae que já trabalha nesse processo de educação empreendedora, intensifica essa relação com o estado para atender milhares de alunos e professores”, destacou o governador do Amapá, Waldez Góes.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá, Iraçu Colares, reafirmou o compromisso da instituição em apoiar o Governo do Amapá nas ações de educação empreendedora.

“O Sebrae tem esse compromisso de promover o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho”, frisou Colares.

A diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo, explica que em 2020 foi assinado o termo de cooperação técnica entre Ministério da Educação (MEC), Sebrae Nacional, Conselho Nacional de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) selecionando o Amapá com um dos estados pilotos do Programa Educação Escolar Empreendedora.

“Com isso, o estado selecionou 15 escolas estaduais abrangendo cinco municípios no Amapá, entre eles, Macapá, Oiapoque, Laranjal do Jari, Mazagão e Porto Grande para receber as capacitações desse programa”, explicou a diretora.

O programa é destinado para os níveis de ensino fundamental II, médio e profissionalizante. Os participantes terão oficinas que abordam assuntos como projeto de vida, comunicação e marketing, novos modelos de negócios, viagem ao mundo do empreendedorismo, relações humanas, laboratório de ideias, educação financeira pessoal e empreendedorismo digital e profissões do futuro.

O aluno do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Aristides Piróvano, Felipe Almeida, é um dos beneficiados pelo programa e que está lhe proporcionando uma nova visão de futuro.

“Nós aprendemos muitas coisas sobre empreendedorismo, administração e marketing, o que mudou totalmente nossas perspectiva e visão. Me vejo em condições de futuramente ser dono do meu próprio empreendimento”, comentou o estudante.

Participaram também da cerimônia o vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, o diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed/AP, Neurizete Nascimento, o secretário de Estado de Políticas para Juventude, Pedro Filé, o secretário de Estado da Cultura, Evandro Milhomen, o secretário de Políticas para Afrodescendentes, Aluísio de Carvalho, e o secretário de Estado de Desporto de Lazer, Rudinei Cunha.


Deixe seu comentário


Publicidade