Governo do Amapá fortalece Rede de Atendimento à Mulher Santanense
Mais de 40 agentes da RAM municipal participaram de uma reunião online para realinhamento e articulação das atividades junto a SEPM.

42 representantes da Rede de Atendimento à Mulher de Santana puderam se apresentar e debater questões pertinente às políticas públicas para as mulheres e como alinhar a rede santanense para quando houver a prática da violência doméstica. Ou seja, como cada órgão se interligará para que essa mulher tenha um atendimento integral e humanizado.
Para isso, a secretária de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo Santana, pontuou cada assertiva da Lei da RAM 1764/13 e alguns pontos inseridos que podem ser alterados, já que alguns órgãos foram extintos e outros, que no decorrer desses anos, foram criados.
Mas, com o foco das portas de entrada que são os hospitais, unidades básicas de saúde, delegacias, policias e os centros CRAMs e CAMUFs. No caso do município, o Camuf Santana, pertencente a SEPM.
Além da apresentação dos protocolos institucionais dentro da Rede de Atendimento à Mulher como a Ficha Unificada em processo de realinhamento. Cada órgão da RAM terá o suporte desta ficha, afim de coletar dados específicos acerca dos atendimentos de casos de violência Doméstica. A soma de todas essas informações dará subsídio para a implementação e fortalecimento de políticas públicas para o coletivo feminino, além de fomentar dados para o Observatório da Violência Contra a Mulher no Amapá.
Também em destaque, foram debatidos assuntos como atendimentos sociais, como retirada de documentos, inserções dessas mulheres em programas sociais, agenda específica de reunião mensal da RAM/SEPM junto com aos agentes e órgãos, além do grupo institucional da RAM de Santana.
“Quando falamos em atendimento em toda a integralidade, é isso que nos referimos: parte social, jurídica, psicológica e saúde da mulher. Ela precisa de todo esse aporte dentro da Rede de Atendimento para sair do ciclo de violência”, pontuou a secretária da Mulher, Renata Apóstolo.”
Entre também entidades presentes, órgãos estaduais, do Poder judiciário e Legislativo, participou a vice-prefeita de Santana, Izabel Nogueira, além da coordenadora do Camuf Santana, Joelma Silva.
Deixe seu comentário
Publicidade
