Governo do Amapá inaugura penitenciária de segurança máxima
A unidade está localizada atrás do Iapen, na zona oeste.

Railana Pantoja
Da Redação
O Governo do Amapá inaugurou nesta quarta-feira (07) a penitenciária de segurança máxima, localizada atrás do Iapen, na zona oeste de Macapá. A nova unidade tem capacidade para receber 196 presos.
“É uma unidade com protocolos e procedimentos diferenciados. Não é para encher de gente, é para segregar pessoas que estão agindo em desacordo com o sistema prisional, ou seja, cometendo crimes dentro e até fora do presídio. Hoje os líderes criminosos ficam juntos aos liderados, o que é muito complicado, então a ideia da segurança máxima é extrair as lideranças para que eles não tenham autonomia sobre a massa carcerária”, explicou o diretor do Iapen, Lucivaldo Costa.
O local é preparado com infraestrutura e tecnologia específicas para aplicação de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), destinado a indivíduos considerados, pela Justiça, de alto risco à sociedade. No local, há uma ampla sala de monitoramento de câmeras instaladas dentro e fora do presídio.
A nova unidade deve começar a funcionar a partir da formação de novos policiais penais, que foram chamados recentemente para curso de formação e são do último concurso público realizado para o Iapen.
Deixe seu comentário
Publicidade


