Governo do Amapá inicia avaliação permanente dos alunos da rede pública
O Sispaeap é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada, implantado pelo Estado em 2019.

O Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira, 9, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap). Até esta sexta (10), serão avaliados mais de 28 mil estudantes do 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental da rede pública nos 16 municípios. Cada prova contém 40 questões objetivas de língua portuguesa, interpretação de texto e matemática.
O Sispaeap é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada, implantado pelo Estado em 2019. A avaliação tem o objetivo de mensurar os índices educacionais do estado e é coordenada pela Secretaria da Educação (Seed).
Para a professora Michieline Verde, que leciona para o 2° ano na Escola Estadual São Benedito, o trabalho é fundamental para compreender o nível de conhecimento das crianças que estudaram em casa durante parte da pandemia.
“É a garantia de que eles não estão sozinhos e que seus direitos à educação estão garantidos”, disse a professora.
Além dos pontos estratégicos, o Sispaeap garante uma premiação de até R$ 80mil para as 20 escolas que conseguirem atingir os melhores índices de alfabetização – para receber todo o valor, elas devem auxiliar as 20 instituições com os índices mais baixos a melhorarem seu posicionamento no ranking.
Os resultados da Sispaep também são utilizados como critérios para redefinir a distribuição da cota-parte do ICMS, pois, afetam diretamente os recursos que o Estado repassa para os municípios.
A secretária de educação, Goreth Sousa, destacou como a estratégia auxilia no desenvolvimento da educação pública do estado.
“Os resultados dessa avaliação irão proporcionar um olhar estratégico, dando a oportunidade de planejar ações que continuem fortalecendo o aprendizado dos nossos estudantes”, pontuou a gestora da pasta.
Deixe seu comentário
Publicidade
