Cidades

Governo do Amapá inicia distribuição de vacina contra dengue para os municípios

Prefeitura de Macapá começa aplicação do imunizante, em crianças e adolescentes de dez a 14 anos, a partir deste sábado, dia 6 de abril


 

O Governo do Amapá inicia na tarde desta sexta-feira, 5, a distribuição da vacina contra a dengue para os 16 municípios do estado, após recebimento das primeiras 12 mil doses de imunizantes contra a doença. O público prioritário são crianças e adolescentes de dez a 14 anos.

 

O início da distribuição foi marcado por uma entrevista do governador Clécio Luís, à imprensa, ao meio-dia e meia desta sexta-feira, no Palácio do Setentrião. Após o encontro, foi iniciada o serviço.

 

 

Há a suposição de que municípios como Macapá e Santana iniciam a aplicação do imunizante, já neste sábado, 6 de abril, além de Porto Grande e provavelmente Ferreira Gomes. Os outros, somente segunda-feira.

 

A Prefeitura de Macapá, em seu portal, no início da tarde de hoje anunciava o início da campanha de vacinação contra a dengue para sábado, 6, das 15h às 20h, em seis unidades baásicas de saúde (UBSs): Macapaba, BR 210, Brasil Novo, Infraero 2, Marcelo Cândia e Lélio Silva. No domingo (7) a campanha tem continuidade das 14h às 18h.

 

As unidades são localizadas em bairros que tiveram um índice alto de infestação de focos de dengue. Durante a semana, a campanha de imununização segue com horário normal das 8h às 17h.

 

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para receber a vacina é necessário apresentar cartão de vacina, documento oficial com foto e cartão do sus.

 

As vacinas são um importante instrumento para frear o avanço da dengue na cidade. No entanto, diante da pouca oferta de doses recebidas, o foco segue na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

 

As vacinas foram enviadas ao Amapá após diálogo do governo do estado com o Ministério da Saúde, que considerou a situação de emergência declarada no desde fevereiro. A vacinação tem como objetivo reduzir as hospitalizações e óbitos causados pela doença.

 


Deixe seu comentário


Publicidade