Governo do Amapá lança edital para ‘Programa de Mobilidade Acadêmica’
Ação é direcionada a doutores e mestres de instituições públicas e privadas do estado; inscrições começam na quarta-feira, 11

Wallace Fonseca
Estagiário
O Governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 8, o edital do Programa de Mobilidade Acadêmica, que vai auxiliar pesquisadores nas apresentações de trabalhos em eventos, participação em cursos e visitas técnicas, com intuito de promover a ciência, tecnologia e inovação. As inscrições começam na quarta-feira, 11.
“É um edital muito importante para o universo de ciência e tecnologia do Amapá. O objetivo dele é fortalecer de modo geral os institutos públicos e privados do estado e incentivar a cooperação internacional das nossas instituições”, disse Gutemberg Silva em fala ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9).
Gutemberg também falou que o programa irá auxiliar os pesquisadores na apresentação de trabalhos em eventos importantes nas diversas áreas do conhecimentos e promoção de visitas técnicas, na perspectiva nacional e internacional; nos cursos de curta duração, para que os pesquisadores possam se envolver ainda mais com outras instituições para consolidar seus trabalhos; e incentivar a formação e consolidação de redes de cooperação.
Podem participar pesquisadores com títulos de mestre ou doutor vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos. O investimento é de até R$ 2 mil para participações nacionais, e até R$ 14 mil para internacionais. A iniciativa é coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá, a Fapeap, que vai coordenar os selecionados para compor o programa.
Acerca do valor maior para as participações internacionais, Gutemberg disse que é por conta dos altos custos de deslocamento e estadia dos pesquisadores em outros países, citando como exemplos a cidade de Londres, na Inglaterra, e Washington, nos Estados Unidos: “São cidades muito caras”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade
