Cidades

Governo do Amapá realiza varredura vacinal contra sarampo e influenza em cinco municípios

O objetivo é imunizar o máximo de pessoas possível. Equipes percorrerão de casa em casa levando o imunizante, mas também haverá pontos fixos.


Uma grande ação de varredura vacinal contra o sarampo e a influenza terá início nesta segunda-feira, 30, e vai atingir a população de cinco municípios, durante 20 dias. A iniciativa é do Governo do Amapá em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e Prefeituras Municipais.

Em primeiro plano, a prioridade na campanha será dos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque, Mazagão e Porto Grande, cidades que apresentaram grande incidência de casos de sarampo este ano.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) treinou equipes de profissionais compostas por vacinadores, enfermeiros, técnicos em enfermagem e registradores que atualizarão os números de cobertura vacinal do sarampo no estado.

“Estamos conscientes de que este tipo de ação é fundamental neste momento. Atingir a cobertura vacinal é um objetivo a ser conquistado, e conter a circulação do vírus evitará que o sarampo se torne mais um problema de saúde no Amapá”, enfatizou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS no Amapá.

A vacinação será aberta a toda população adulta e crianças a partir dos 6 meses de idade para influenza. Menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. As vacinas para sarampo serão destinadas para as pessoas que ainda não tomaram ou não recordam de terem sido imunizadas.

 

Santana

O prefeito Bala Rocha acompanhou o início da varredura, que começou com a imunização de casa em casa na comunidade do Ambrósio, e explicou que a vacinação em massa atingirá a população de 6 meses à 59 anos: “É importante destacar que a ação contará com apoio do Governo do Estado, num esforço conjunto que permitirá o bloqueio vacinal, interrompendo a circulação do vírus e evitando a ocorrência de casos de sarampo em Santana. Portanto, é importante que as famílias colaborem, recebam as equipes de saúde e se vacinem”, convocou o gestor.

A especialista em Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), Lely Guzman, destaca que, em 2019, o Brasil perdeu a certificação de país livre do vírus do sarampo, e a doença é uma preocupação nacional e internacional. “Para diminuir o risco da ocorrência de sarampo, as ações de vacinação são intensificadas, para imunizar o maior número de pessoas. Precisamos interromper a circulação do vírus nos cinco municípios no Amapá, incluindo regiões de fronteira e precisamos da adesão da população à campanha”, enfatizou.

A varredura vacinal também ocorrerá nos municípios de Macapá, Mazagão, Porto Grande e Oiapoque. “O Estado tem buscado várias estratégias para alcançar o maior número de pessoas imunizadas e Santana tem se empenhado em proteger a sua população. É importante que as pessoas fiquem atentas e recebam as equipes de saúde, que estarão identificadas levando a vacina até as residências. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Dorinaldo Malafaia.

Durante a busca ativa, as equipes de saúde reforçarão também a imunização contra a gripe (influenza). Até o momento, o município registra 33.543 doses aplicadas, o equivalente à 81,8% da população. Entre os imunizados já estão 9.408 crianças, 2.424 gestantes, 5.193 idosos, 1.113 professores e 1.229 profissionais da saúde, de uma estimativa de 40.982 pessoas a serem vacinadas em Santana.

Para se vacinar, basta receber as equipes que estarão nos bairros de casa em casa. Quem não estiver na residência durante a varredura, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para se imunizar.

 

Notificações de sarampo em Santana
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), 65 casos de sarampo já foram notificados este ano, sendo 25 positivos da doença. As regiões com maior incidência são os bairros Remédios II, Provedor I, Paraíso, Parque das Laranjeiras e o distrito de Anauerapucu. Do total de notificações, 23 casos foram descartados e 17 estão em investigação.

 

 

Pontos de vacinação:

Macapá: UBS Congós

Santana: área portuária do Ambrósio

Porto Grande: Bairro Malvinas

Mazagão: Bairro Olaria

Oiapoque: Campus da Unifap

 

Casos de Sarampo.

Foram registrados até o dia 21 de agosto, 442 casos confirmados, em 13 municípios, somente Calçoene, Laranjal do Jari e Pracuúba não houve registros, 34 casos continuam em investigação.

Em torno de 46,43% dos amapaenses tomaram a primeira dose da tríplice viral e 23,94% para a segunda dose.


Deixe seu comentário


Publicidade