Cidades

Governo do Amapá seleciona delegação de estudantes para Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Grupo de 11 estudantes foi eleito durante etapa estadual do evento, que aconteceu no sábado, 23, e domingo, 24


 

O Governo do Amapá elegeu os estudantes que representarão o estado na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá no mês de outubro, em Brasília. A delegação amapaense foi escolhida durante a etapa estadual do evento, realizada neste sábado e domingo, 23 e 24, na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá.

 

Ao todo, foram escolhidos 11 delegados estudantes entre os mais de 400 alunos de 146 escolas estaduais de todo o Amapá, abrangendo áreas quilombolas, indígenas e do campo, além de estudantes com necessidades especiais. São eles:

  • Beatriz Rodrigues da Silva, da E. E. Everaldo Vasconcellos Junior (Santana);
  • Davi laparra Alves, da E. I. E. Jorge laparra (Oiapoque);
  • Daniel dos Reis, da E. E. Antônio Castro Monteiro (Macapá);
  • Thiago da Silva Oliveira, da E. E. Mario David Andreaza (Macapá);
  • Bruna da Silva Gurjão, da E. E. Reisalina Ferreira Tomaz (Tartarugalzinho);
  • Liany Valentina de Brito Ferreira, da E. E.Maria Neusa Carmo (Macapá);
  • Arthur Beckman dos Santos Sousa, da E. E. José Ribeiro Pontes (Cutias);
  • Enzo Matheus Nogueira, da E. E. Lourimar Simões Paes (Cutias);
  • Gabriel Gomes Brito, da E. E. Vila Velha (Oiapoque);
  • Samira Lopes Monteiro, da E. E. Leandro Plácido (Mazagão);
  • Tainan Azevedo Pereira, da E. E. Fagundes Varela (Mazagão).

 

 

Além disso, houve a seleção do projeto “AçaiArt”, que prevê a coleta e reutilização de caroços de açaí, criado pela Escola Estadual Reisalina Ferreira Tomaz, de Tartarugalzinho. Os delegados estudantes amapaenses o defenderão durante a Conferência Nacional.

 

Um dos componentes da comitiva, o estudante Enzo Nogueira, de 14 anos, que está no 9º ano do ensino fundamental, fala sobre a felicidade de representar o município de Cutias do Araguari. Para ele, as expectativas já estão altas para a etapa nacional.

 

 

“Foi uma experiência muito boa, motivo de alegria. Acabei fazendo novos amigos, conhecendo pessoas muito legais e que estão com o mesmo objetivo do que, de mostrar os seus projetos. Eu estou muito feliz por ser aprovado e também pelos meus amigos confiarem em mim, estou orgulhoso de mim mesmo. Vou com garra para a etapa nacional”, conta.

 

A aluna do 6º ano do fundamental, Bruna Gurjão, de 11 anos, também foi uma das escolhidas para a comitiva. Será sua segunda viagem  para fora do estado, já com a responsabilidade de representar o Amapá em um evento estudantil nacional.

 

 

“Tá sendo incrível. Eu nunca me imaginei estar aqui na etapa estadual, imagina nacional… é uma experiência muito incrível. Com os estudantes do nosso estado já foi muito legal, aprendi bastante coisa porque cada projeto teve um pouquinho para ensinar a gente”, diz Bruna.

 

Conferência Estadual

A 4ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente teve como tema “Vamos cuidar do Amapá com educação ambiental, diversidade, equidade e justiça climática”. Durante a conferência, os estudantes apresentaram projetos sobre sustentabilidade elaborados em sua escola e desenvolvidos em conjunto durante o coletivo.

 

A realização do evento foi retomada após 12 anos de paralisação, reafirmando o compromisso da gestão com o cuidado ambiental e o protagonismo estudantil. Outro destaque da edição é que essa é a primeira vez que a Conferência conta com a participação de todos os municípios amapaenses.

 


Deixe seu comentário


Publicidade