Cidades

Governo do Estado amplia rede de frio do Amapá com câmaras de alta capacidade

São 14 câmaras que serão destinadas a municípios estratégicos para distribuição de vacinas no estado.


Foto: Reprodução/SVS

O Governo do Estado do Amapá adquiriu equipamentos para reforçar a sua rede de frio para armazenamento de imunobiológicos. São duas câmaras frias de 500 litros e 12 câmaras de 400 litros que irão atender toda demanda de armazenamento de vacinas do estado.

As câmaras serão disponibilizadas para municípios que se encontram em regiões geográficas estratégicas para atender todo Amapá e segue uma distribuição proporcional à quantidade de habitantes por município

O cronograma de distribuição dos equipamentos mostra que, das 12 câmaras de 400 litros, 6 câmaras ficarão em Macapá, 3 em Santana , 1 em Oiapoque, 1 em Laranjal do Jari. Além desses municípios o Centro de Referências de Imunobiológicos Especiais (Crie) será contemplado com uma câmara, já as duas câmaras de 500 litros ficarão na Unidade de Imunobiológicos do Estado que armazena e distribui vacinas para todos os municípios.

O investimento nestes equipamentos foi de R$ 235 mil e o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, adianta que as câmaras possibilitarão otimizar toda a rede de frio do Estado e deixar estruturada para ações futuras.

“Com ampliação da rede de frio do Estado, estamos capacitando o Amapá para receber mais insumos, aumentando a capacidade de armazenamento de vacinas, dando celeridade ao plano de imunização dos amapaenses e, assim, deixando um legado para a população de um sistema de imunização estruturado”, informou.


Deixe seu comentário


Publicidade