Cidades

Governo do Estado distribui testes rápidos e medicamentos para municípios

Para a capital foram entregues 25 mil comprimidos de cloroquina. Municípios já receberam 5 mil testes rápidos.


Após o Ministério da Saúde (MS) divulgar novos protocolos de ampliação do uso da hidroxicloroquina e cloroquina em pacientes com Covid-19 nos primeiros dias de sintomas, o Governo do Amapá entregou 25 mil comprimidos de cloroquina para a Prefeitura de Macapá.

Os medicamentos já eram indicados para casos graves da doença, em especial os que exigiam a hospitalização do paciente.

Também foram distribuídos 11 mil comprimidos de cloroquina doados pela empresa Day Pharma para os Centros de Covid 1 e 2, Hospital de Emergência (HE), Hospital Estadual de Oiapoque (HEO), Hospital Estadual de Santana (HES), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Laranjal do Jari e Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Outros 6.500 comprimidos da medicação serão distribuídos entre os municípios. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu mais um carregamento das medicações e aguarda a entrega da encomenda para a próxima semana.

Testes rápido

Como parte das ações de assistência aos municípios no combate ao coronavírus, o Governo do Estado distribui 2,5 mil testes rápidos que permitem indicar casos suspeitos com maior rapidez e assim evitar a propagação da doença.

Por concentrarem a maior parte dos casos da Covid-19 no Amapá, os municípios de Macapá, Laranjal do Jari e Santana receberam a maior quantidade dos testes. Ao todo já foram distribuídos mais de 5 mil testes para os municípios.

Nos próximos dias começarão a ser distribuídos mais 8 mil testes enviados pelo Ministério da Saúde, que já estão no depósito da Sesa. Também está prevista a chegada de mais uma remessa com 6 mil testes.

O protocolo do MS estabelece que a prioridade da utilização dos testes é dos profissionais da linha de frente, como servidores da saúde e segurança pública, além dos seus familiares que apresentarem sintomas de síndrome gripal há pelo menos 7 dias.

Os testes rápidos também são utilizados em pacientes que apresentem problemas respiratórios graves e ainda não possuam diagnóstico confirmado do novo coronavírus.

Paralelo a isso a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) iniciou mais uma ação de testagem dos servidores das unidades estaduais de saúde. Na quarta-feira, 20, mais de 200 profissionais do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI) foram testados.

Nos próximos dias, o Hospital de Emergência de Macapá (HE), o Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal) receberão a testagem. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Macapá também estão no cronograma.


Deixe seu comentário


Publicidade