Cidades

Governo do Estado e Hospital Albert Einstein ampliam atendimentos em neuropediatria no Amapá

Parceria atua para implementar o serviço de telemedicina que irá reforçar a assistência sobre as demandas do Nande.


A parceria entre o Governo do Estado e o Hospital Israelita Albert Einstein garantiu o processo de ampliação os atendimentos em neuropediatria, com o recurso do serviço de telemedicina para suprir as necessidades do Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento (Nande).

Segundo o secretário de Estado da saúde e também vice-presidente da região norte pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Juan Mendes, o Amapá enfrenta desafios na inserção de neuropediatrias na rede ambulatorial, algo que se deve ao baixo quantitativo de profissionais desta área disponíveis no mercado.

“Precisamos avançar dentro das possibilidades que a tecnologia nos proporciona, como é o caso da telemedicina. Essa subespecialidade significa um grande avanço para o diagnóstico de transtornos do neurodesenvimento, em especial o Transtorno do Espectro Autista [TEA]”, disse.

 

Como funciona o acesso ao atendimento no Nande

O Núcleo de Avaliação do Neurodesenvolvimento é um ambiente especializado em diagnóstico de transtornos e suspeita no neurodesenvolvimento, com foco no diagnóstico multiprofissional do TEA.

Reativado em abril, no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), o espaço destina-se ao atendimento de crianças de 0 a 10 anos com suspeita de atrasos no desenvolvimento. A equipe multidisciplinar do Núcleo de Avaliação é composta por: médicos neuropediatra e neurologista, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

Para ter acesso ao serviço, é necessário encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A primeira consulta deve ser agendada diretamente no Nande/Hcal. Após o agendamento, a criança realiza a consulta com o neuropediatra, ou psiquiatra infantil, de forma presencial ou por telemedicina.

Após atendimento com os demais profissionais da equipe multidisciplinar, o paciente será encaminhado para a realização de exames de imagem, laboratoriais e auditivos. Finalizada a investigação, um laudo médico é emitido e entregue a família.

 

Parceria

A colaboração com o Hospital Albert Einstein existe desde abril, com atendimentos nas especialidades de: endocrinologia, neurologia, cardiologia, psiquiatria, pneumologia, reumatologia e neurologia pediátrica, nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari, Porto Grande e Distrito Sanitário Indígena.

A partir de dezembro, o serviço que já funciona atendendo os demais pacientes neurológicos do HCAL, reforçará a neuropediatria do Nande. O espaço para teleatendimento está instalado dentro do núcleo de avaliação, contendo computador, webcam e ponto de internet próprio. Durante o atendimento, o paciente será acompanhado por um clínico geral que fará interlocução entre o especialista e o paciente.


Deixe seu comentário


Publicidade