Cidades

Governo do estado entrega 1º Terminal Hidroviário de Macapá, no Santa Inês

Em novembro, será a vez de Santana ganhar um terminal hidroviário de embarque


Fotos: Joelson Palheta/DA

 

Da Redação

 

Na tarde desta quinta-feira (24), o governador do Amapá, Clécio Luís, entregou o 1° Terminal Hidroviário de Macapá, que homenageia o engenheiro Hercílio da Luz Mescouto.

 

 

“Nosso estado é voltado para o rio, principal e maior deles é o Amazonas, então precisa ter um encontro do homem com os rios, e isso é feito com os terminais hidroviários. Aqui em Macapá é o primeiro, e em novembro vamos inaugurar o de Santana. Macapá também terá mais um na zona norte, com emenda do senador Davi”, anunciou o senador Randolfe.

 

 

O terminal conta com banheiros e acessibilidade, bilheterias, área coberta de espera, passarela com 180 metros, lanchonete, área de carga e vigilância.

 

 

“O povo do Amapá e o povo marajoara, especialmente, agradecem por esse espaço com mais comodidade, conforto, segurança e praticidade, sobretudo neste momento em que celebramos o grandioso Festival do Camarão, em Afua”, agradeceu o prefeito de Afuá, Sandro Cunha.

 

 

A antiga rampa do Santa Inês havia sido proibida pela Antaq de realizar embarque e desembarque de passageiros em 2022, por considerar que a estrutura não oferecia o mínimo de segurança para os passageiros.

 

 

“Quando eu assumi, estava com essa restrição da Antaq. Assimilamos as sanções e começamos uma negociação para que eles permitissem essa adaptação ao terminal hidroviário, e deu certo, estamos entregando um terminal homologado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)”, esclareceu o governador do Amapá, Clécio Luís.

 

 

O terminal marca o início de uma nova fase na mobilidade urbana e hidroviária dos amapaenses e paraenses.

 

“Nós somos ribeirinhos na essência, mas nenhum município tinha terminal hidroviário. Agora, temos a honra de entregar o primeiro do Amapá, um terminal que reconhece nossa natureza ribeirinha e nossas cidades às margens dos rios. Por esses rios passam pessoas, cargas, mercadorias e alimentos, então fizemos um terminal com conforto e segurança para atender a isso”, celebrou o governador.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade