Cidades

Governo do Estado homenageia empresas de sucesso na 53ª Expofeira do Amapá 

A Agência de Fomento do Amapá ajuda a fortalecer a economia do estado por meio de fomento a empreendimentos inovadores 


 

Com o intuito de destacar histórias de empreendedores que alcançaram sucesso econômico por meio do apoio da Agência de Fomento do Amapá (Afap), o Governo do Estado realizou uma homenagem na 53ª Expofeira. O encontro também apresentou os serviços de financiamento àqueles empreendedores que ainda não conhecem a Afap. 

 

Com o tema “24 anos de sucesso”, a agência de fomento homenageou, pelas conquistas alcançadas, as empresas de Michael Cunha, CEO da Mazodan, Valda Gonçalves CEO da Engenho Café e Max Goes da empresa Cunani Cacau. 

 

 

“A empresa que está começando no mercado precisa de apoio, e sou muito grata a Afap porque foi o primeiro fomento que recebi para colocar a minha empresa em funcionamento, saí do artesanal para o industrial. Foram eles quem me ajudaram nas primeiras máquinas”, comemora a CEO da empresa engenho Café de Açaí, Valda Gonçalves, de 47 anos. 

 

Valda é um dos exemplos de sucesso da Afap que, com sua empresa consolidada no mercado, já fechou neste ano duas toneladas e meia de café de açaí para exportar aos Estados Unidos, e está no caminho para exportar para a Alemanha e Austrália, além planejar exportar à China e ao Japão.  

 

Durante a solenidade, o senador Randolfe Rodrigues esteve presente e falou sobre a importância da Agência de Fomento do Amapá que apoia as ideias inovadoras de empreendimentos do Estado. 

 

“A Afap foi criada para ser o banco do povo, do mini box, da batedeira de açaí, do churrasquinho, para ser o banco do empreendedor que precisa às vezes de uma oportunidade de 500 reais ou mil reais de financiamento. Com o nosso apoio, esse banco tem funcionado. Fizemos um aporte ano passado de 2 milhões e meio de reais, esse ano de 5 milhões, e esse dinheiro tem circulado financiando pequenos empreendimentos”, relata o Senador Randolfe. 

 

Na 53ª Expofeira, a Afap fomentou o financiamento de empreendedores por meio de uma emenda de R$ 100 mil destinada pelo senador. Com o apoio do Governo do Estado, a Agência é responsável pelo papel fundamental de viabilizar o crescimento de diversos empreendimentos amapaenses, gerando o desenvolvimento de pequenos e médios negócios, com soluções de crédito acessíveis a baixo juros.  

 

 

“Em 2024 a gente já supera 350 financiamentos, aí tem mais ou menos 500 financiamentos realizados só na gestão do governador Clécio Luís. O objetivo da agência de fomento na Expofeira é fazer financiamento aos empreendedores que trabalham aqui dentro da feira, e apresentar àqueles que não conhecem, aos microempreendedores para que eles também possam ser atendidos e beneficiados com esta oportunidade”, aponta o diretor-presidente da Afap, Eduardo Braz. 

 


Deixe seu comentário


Publicidade