Cidades

Governo do Estado inaugura novo prédio de escola quilombola em Macapá

Unidade de ensino vai beneficiar moradores da comunidade de São José do Matapi do Porto do Céu.


Foto: Vandy Ribeiro/Marcelo Loureiro

Como parte da política de fortalecimento da educação no estado, o Governo do Amapá inaugurou nesta quarta-feira, 27, o novo prédio da Escola Quilombola Estadual David Miranda dos Santos, que possui 175 alunos e fica na comunidade de São José do Matapi do Porto do Céu, distrito do Coração, na zona rural de Macapá. 

O governador, Waldez Góes, ressaltou a importância deste novo espaço para a comunidade de Porto do Céu. 

“O novo prédio é a prova do compromisso do governo com todos os estudantes de todas as localidades do nosso estado, o sentimento hoje é de gratidão por ver que mais uma comunidade foi atendida”, disse o governador 

Agora, o local conta com 30 novos ambientes, entre eles, estão: quadra poliesportiva; oito salas de aula e sala de atendimento educacional especializado.

 

Também há: complexo administrativo com salas de direção, secretaria escolar, sala para atividades pedagógicas; sala de planejamento e de práticas pedagógicas; sala dos professores.

A biblioteca conta sala de leitura, pesquisa e laboratório de informática. A escola também possui depósitos; cozinha com dispensa; área de serviço; refeitório; e nove banheiros.  

 

Para todo o trabalho, o Estado investiu R$ 3.010.043,84 milhões.  

A secretária de educação, Goreth Souza, explica que a nova estrutura vem para fortalecer a educação oferecida à comunidade. 

“Esta escola está pronta para receber os alunos e prepará-los para sua carreira escolar. Os novos métodos educacionais serão fortalecidos nessa comunidade e eu tenho certeza que os novos espaços educacionais serão utilizados pelos estudantes, professores, direção e comunidade com muita maestria”, declarou a secretária. 

A professora Russilene Anjos trabalha há sete anos na escola. Atualmente, leciona para alunos do segundo ano do ensino fundamental. Ela acredita que, agora, o espaço tem ferramentas fundamentais para melhorar a educação dos alunos.  

“Nós, da comunidade escolar, estamos muito felizes com a nova escola, a expectativa para utilizar as novas salas são as melhores e eu tenho certeza que elas serão ferramentas importantes para nós e para os alunos”, disse a professora. 

A comunidade também se sentiu atendida pela nova unidade. O prédio é motivo de alegria para os moradores que sonharam por anos em ter um espaço como este. É o que diz Francisco Gomes, de 69 anos, morador de Porto do Céu e presidente da Associação de Moradores local.  

“Eu estava sonhando com essa escola há muito tempo, vejo esse espaço como um benefício para a comunidade e para os ribeirinhos dos lugares próximos. Com essa idade, ainda sonho em ver muitos jovens sendo formados por aqui”, celebrou o idoso. 

Incentivo 

A escola Professor David Miranda dos Santos, faz parte das 26 instituições quilombolas de ensino do estado, sendo a primeira a receber a Sala de Práticas Pedagógicas,  um ambiente que busca um contexto de educação cada vez mais integrado. O nome da instituição homenageia o professor David Miranda dos Santos, personalidade importante para a comunidade. 


Deixe seu comentário


Publicidade