Cidades

Governo e Exército estudam implantar escola militar em Oiapoque

Instituição deverá funcionar no distrito de Clevelândia do Norte. Expectativa é que a escola já inicie as atividades em 2020.


Até 2020, Oiapoque deve ser o próximo município a contar com uma escola de gestão compartilhada militar. A novidade está sendo estudada pelo Governo do Amapá e Exército Brasileiro, que pretendem implantar a nova modalidade de instituição no distrito de Clevelândia do Norte.

Atualmente, o Amapá possui três escolas com gestão compartilhada militar, são elas: Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo, em Santana; Escola Estadual Antônio Messias Gonçalves Dias e Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, ambas em Macapá.

As escolas Afonso Arinos de Melo e Antônio Messias funcionam em gestão compartilhada com a Polícia Militar, e a Risalva Freitas, em gestão compartilhada com o Corpo de Bombeiros Militar.

Nesta quarta-feira, 19, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, reuniu com o comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva no Amapá, general Luiz Gonzaga Viana Filho, para falar sobre a importância da parceria entre as instituições, visando fortalecer a qualidade da educação.

A secretária lembrou que o Exército Brasileiro é referência em ações sociais reconhecidas em todo o país. Dessa forma, segundo ela, a criação de mais uma escola com gestão compartilhada militar, dessa vez com o Exército, no extremo Norte do Amapá, seria um grande ganho para a sociedade, especialmente para a comunidade da região.

O general adiantou que está de acordo com a parceria e que já prepara a instituição para a novidade. “Temos grande interesse que tenha uma escola em Clevelândia. Estamos buscando um militar da reserva que possa ajudar na gestão da escola em parceria com a Seed”, disse.

Goreth enfatizou que as escoas de gestão compartilhada militar são as mais procuradas no período de matrícula escolar, e que o modelo de ensino e gestão já rendeu resultados positivos, com o aumento de 70% da participação dos pais nas escolas e zero por cento de evasão escolar.


Deixe seu comentário


Publicidade