Governo e Ibram assinam protocolo de intenções de valorização dos museus amapaenses
Ação visa preservar instituições museológicas do estado, além de unir forças para desenvolvimento de estratégias conjuntas de benefícios

Wallace Fonseca
Estagiário
O Governo do Amapá assinou na manhã desta segunda-feira, 21, no Palácio do Setentrião, junto com o Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram, protocolo de intenções para valorização de todos os museus do estado.
“É muito importante para nós estarmos aqui. O Ibram tem o desejo de se capilarizar e fortalecer as relações com os estados, justamente para revigorar os museus. Teremos uma relação de troca bastante profícua”, declarou Fernanda Castro, presidente do Ibram.
O protocolo de intenções visa unir forças para o desenvolvimento de estratégias conjuntas para beneficiar museus, projetos e atividades voltadas para a concretização de política nacional dos museus amapaenses.
“A presença do Ibram aqui no Amapá é a presença do governo federal. São essas trocas, essas relações institucionais que estão sendo estabelecidas neste novo governo, neste novo momento, com atenção às regiões, principalmente à região Norte”, reconheceu Clícia Di Miceli, secretária de cultura.
Ações de preservação dos museus e patrimônios culturais do estado, capacitação e formação na área, adesão ao Cadastro Nacional de Museus e Registro de Museus, implementação do Sistema Estadual de Museus do Amapá e outras atividades, estão entre as propostas.
“É muito importante essa preocupação do governo federal em estreitar as relações com as instituições museológicas locais e assim fortalecer o patrimônio material e cultural do Amapá, que é relevante para a História do Brasil, também”, disse Edinaldo Filho, vice-diretor do Centro de Arqueologia da Unifap.
Deixe seu comentário
Publicidade



