Cidades

Governo entrega 500 kits de tratamento de água às comunidades do Bailique

Kits permitem tratamento caseiro da água, beneficiando as famílias que vivem em regiões de difícil acesso


Kits permitem tratamento caseiro da água, beneficiando as famílias que vivem em regiões de difícil acesso e que dependem da água dos rios para sobreviver.

O governador do Estado, Waldez Góes, fará nesta segunda-feira, 19, a entrega de 500 kits de tratamento domiciliar às comunidades ribeirinhas do Distrito do Bailique, pertencente ao município de Macapá.

A ação é um investimento que busca dar assistência social às famílias que foram afetadas pelo fenômeno das terras caídas. O evento contará com a presença dos representantes das localidades da região.

Este kit oferece um método alternativo para o tratamento de água nestas comunidades de difícil acesso, onde não é possível fazer grandes intervenções pelo poder público para oferecer o serviço. A ação faz parte do conjunto de ações no distrito após a assinatura do decreto que instaurou estado de emergência na região.

O kit é composto por uma caixa d’água de 150 litros, filtro, além dos seguintes produtos químicos: sulfato, cal e hipoclorito. O material ainda vem com um manual de instruções, que ensina o ribeirinho a realizar o processo de tratamento. Em dentro de duas horas é possível tornar a água do rio pronta para o consumo e para fins domésticos.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Valdinei Amanajás, essa ação é uma forma de promover a qualidade de vida, a um custo baixo, para quem depende exclusivamente dos rios para sobreviver.

“Oferecendo esta alternativa de tratamento da água através do kit domiciliar, iremos reduzir problemas de saúde relacionados ao consumo do líquido, beneficiando mulheres, homens e crianças que moram nestas regiões e, por anos, não tinham esta assistência”, disse o gestor.

O monitoramento das comunidades escolhidas ocorreu em um trabalho conjunto com a Defesa Civil no início do ano, quando a equipe de governo esteve realizando uma ação conjunta com outros órgãos. Franco, Franquinho e Buritizal são algumas das localidades onde os kits serão distribuídos. A ação é promovida via administração direta.

A Caesa também está atuando para atuar na revitalização dos sistemas nas comunidades de Vila Progresso, Vila Macedônia, Itamatatuba e Carneiro, pertencentes ao Distrito do Bailique.


Deixe seu comentário


Publicidade