Governo entrega donativos e orienta vítimas de incêndio em Macapá
Cinco famílias receberam itens como colchões, kits de higiene pessoal, alimentos e roupas.

Nesta segunda-feira, 9, a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil entregaram itens de necessidades básicas às cinco famílias afetadas pelo incêndio ocorrido no último domingo, 8, no bairro Buritizal, zona sul de Macapá.
Foram entregues colchões, materiais de higiene pessoal, roupas, cestas básicas, entre outros itens, para auxílio imediato às 14 pessoas que compreendem as cinco famílias que ficaram desalojadas após o sinistro na Avenida dos Aimorés, que destruiu completamente três residências e um automóvel.
A entrega dos donativos foi feita no prédio da Sims aos representantes das famílias vítimas do incêndio, que atualmente encontram-se acolhidas na casa de parentes. Também foram repassadas orientações e dados encaminhamentos de atendimento. A titular da pasta, Nazaré Farias, esclareceu que a secretaria está dando o auxílio emergencial como suporte à Secretaria Municipal da Assistência Social e do Trabalho (Semast), responsável em prestar assistência social às vítimas com moradia, através de auxílios eventuais como aluguel social. “Estamos prestando todo o apoio para que tão logo a rotina dessas pessoas seja restabelecida”, afirmou Nazaré.
Durante o encontro, o Estado também garantiu a provisão da segunda via de toda a documentação extraviada no sinistro. Os atendimentos serão realizados de forma preferencial nas unidades da Rede Super Fácil. Para demais atendimentos, como psicossocial, as famílias foram encaminhadas para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
O sinistro
Segundo os moradores as chamas iniciaram em uma casa de dois pavimentos, por volta de 12h, e em quinze minutos, o fogo se alastrou. Mas, com a atuação imediata das equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), em menos de uma hora, o sinistro foi controlado.

A casa em que o incêndio começou foi da aposentada Ana Lima de Oliveira, 82 anos, onde residiam cinco pessoas. “Eu morava nos altos, quando percebi o fogo no andar de baixo, ainda peguei um balde de água para tentar apagar, mas não deu tempo, o fogo foi consumindo rapidamente toda a madeira”, recorda a aposentada.

A nora de dona Ana, a pescadora Rosana de Azevedo, também lembra com pesar o ocorrido. “Saímos com a roupa do corpo, até agora não consigo acreditar no que aconteceu”, desabafa emocionada. A jovem mãe, de 27 anos, tem dois filhos, um deles está com apenas um mês de vida. O recém-nascido inalou bastante fumaça e, embira aparente estar bem, foi encaminhado para atendimento médico especializado no Pronto Atendimento Infantil (PAI).
As causas do incêndio estão sendo apuradas pelos órgãos de segurança. A Defesa Civil está fazendo a análise estrutural para verificar se o local do incêndio é de risco ou se há possiblidade de reconstrução do ambiente para habitação. O laudo técnico tem o período de 30 dias para ficar pronto, mas o processo será agilizado, de acordo com órgão.
Participaram do encontro as gestoras da Sims, Nazaré Farias, Dinelma Abrantes, representantes do CBM/AP, Defesa Civil e das famílias vítimas do sinistro.
A Sims está realizando uma campanha solidária, mobilizando toda a sociedade para arrecadação de donativos como roupas, alimentos, eletrodomésticos, kits de higiene pessoal e demais materiais. Quem puder ajudar é só se dirigir ao prédio da secretaria que funciona na Rua Vila Nova, nº 6, Centro, próximo à Cabana da Jurema, e fazer sua doação.
Deixe seu comentário
Publicidade

