Cidades

Governo entrega novo Trapiche Santa Inês

Obra iniciada 14 anos atrás tinha espaço utilizado irregularmente


 

Douglas Lima
Editor

Em grande festa no fim da tarde desta terça-feira, 22, e começo da noite, o governador Clécio Luís entregou o novo Trapiche Santa Inês, na orla de Macapá, a única capital brasileira banhada pelo majestoso Amazonas. A obra, que estava parada há 14 anos, é totalmente integrada à bela natureza litorânea que contempla o grande rio.

A inauguração teve a presença, além do governador Clécio, de autoridades convidadas e secretários estaduais, entre eles David Covre, da infraestrutura, e Anne Monte, do turismo. O vice governador Teles Júnior também participou do acontecimento.

 

A inauguração ainda contou com show de artistas amapaenses, apresentação de kitesurfe, roda de capoeira e feira de artesanato.

“Estamos entregando uma obra que na verdade tem 14 anos. Aqui tem emenda da deputada Fátima Pelaes, do deputado Jurandil Juarez. Emendas foram perdidas, e a população inteligentemente vem utilizando esse espaço, mesmo que de forma inadequada e sem a regulamentação necessária; nós demos funcionalidade ao trapiche; demos funcionalidade turística, paisagística e urbanística ao trapiche; estou muito satisfeito; vai virar um cartão postal”, celebrou Clécio.

O novo Trapiche Santa Inês, com oito mil metros quadrados, é dotado de deck com acessibilidade, área verde com paisagismo, chafariz, iluminação em LED, identidade visual produzida por artistas plásticos locais, letreiro com o nome ‘Amapá’ para população e turistas registrarem a visita ao logradouro.

 

“São diversas atividades econômicas ligadas à entrada de Macapá. A culinária, através de restaurantes, o turismo, através da contemplação do espaço, os grupos de corrida, caminhada e bicicleta. Esse espaço de convivência que é a orla de Macapá também recebe quem vem das ilhas até à capital”, disse Teles Júnior.

O trapiche ainda conta com faixas de alto e baixo fluxos para pedestres e ciclistas, e pergolados. A obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), que retomou o projeto em abril de 2023. Cerca de R$ 1 milhão, do Tesouro Estadual, foi utilizado na obra.

 

“É uma satisfação enorme tá aqui; essa obra foi um grande desafio, pois precisávamos concluir e habilitar esse espaço como um lugar de contemplação, mas era uma obra que já havia sido iniciada lá no passado. Precisávamos tirar aquele tapume que estava na frente da cidade há pelo menos dez anos e o governador comprou a ideia, foi um desafio, quase um quilômetro”, declarou o secretário estadual de Infraestrutura, David Covre.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade