Cidades

Governo fará nova chamada de concursados para suprir falta de professores

Secretária da educação, Sandra Casimiro, além de carência para algumas disciplinas, fala de concurso de gêneros textuais e de certame para horistas   


Fotos: Fabricio Ferrari/DA

 

Douglas Lima
Editor

 

A secretária estadual de educação, Sandra Casimiro, em entrevista na manhã desta segunda-feira, 4, ao Sistema Diário de Comunicação, anunciou que o governo vai fazer nova chamada de pessoal para suprir a necessidade de professores, em breve. Ela citou que a rede pública sente a falta de professores de Física, Química, Matemática, Ensino Religioso e Filosofia.

 

Casimiro revelou que a chamada recente de 618 nomes não supriu a carência de pessoal nas escolas que em todo o estado somam 383 unidades, abrigando 110 mil alunos. “O secretário de administração, Paulo Lemos, está trabalhando para em breve ser feita nova chamada de concursados, desta feita, do cadastro reserva”, informou a titular da pasta da educação.

 

Na entrevista, a secretária falou também do Concurso de Gêneros Textuais, com o tema ‘Amapá, 80 anos de histórias e estórias’, lançado pelo governo do estado dia 1 passado e com período de inscrição indo até 10 de setembro. Podem se inscrever estudantes do ensino fundamental e do ensino médio de escolas estaduais e municipais de todo o estado.

 

 

Sandra Casimiro falou que o concurso busca incentivar nas crianças e adolescentes o interesse por conhecer a história amapaense e o hábito da escrita e da leitura. A ação faz parte das comemorações dos 80 anos de criação do ex-território federal do Amapá.

 

O certame contempla seis gêneros literários: dez poemas; dez memórias literárias; dez crônicas; dez relatos pessoais; dez documentários e 11 artigos de opinião, também com a finalidade de valorizar e incentivar o protagonismo estudantil e desenvolver nos alunos a habilidade de se relacionar com literatura, a leitura e a escrita.

 

Do concurso poderão participar estudantes das modalidades educação do campo, educação de jovens e adultos, educação escolar indígena e educação especial.

 

A secretária ainda abordou as inscrições a serem encerradas quarta-feira, 6, para processo seletivo simplificado para contratar cem professores horistas da educação profissional e tecnológica. Os educadores vão atuar nos sete centros de educação profissional do estado, em Macapá e Santana. As inscrições devem ser feitas obrigatoriamente on-line, pelo site (acesse o site).

 

Podem se inscrever no certame professores que tenham formação nas áreas dos cursos técnicos e ou profissionalizantes oferecidos em cada instituição de ensino. Há oportunidades para profissionais com formação em áreas como Direito, Química, Nutrição, Psicologia, Contabilidade, Enfermagem e Sistema de Informações, entre outros.

 


Deixe seu comentário


Publicidade