Cidades

Governo federal instala Carreta de Saúde da Mulher no Hospital de Amor de Macapá

Secretário de atenção especializada do Ministério da Saúde, Mozart Salles, diz que podem ser feitos ajustes de regulação para atender população da região do Marajó, no Pará, que mora mais perto de Macapá do que de Belém, a capital do vizinho estado


 

Douglas Lima
Editor

 

Às 16h30 desta sexta-feira, 10, o Ministério da Saúde instala uma Carreta de Saúde da Mulher do programa federal ‘Agora Tem Especialistas’, no Hospital de Amor, zona norte de Macapá, com oferta de atendimentos especializados com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em razão do Outubro Rosa.

 

O secretário de atenção especializada do Ministério da Saúde, Mozart Salles, no ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), destacou que o programa Agora Tem Especialidades opera as 119 formas de atuação da medicina, mas que neste primeiro momento, no Amapá, vai fazer apenas atendimentos oncológico, otorrino, oftalmológico, cardiológico, ortopédico, traumatológico e ginecológico.

 

 

Mozart antecipou que o estado do Amapá poderá vir a receber mais duas carretas de saúde da mulher, possibilidade, disse ele, que dependeria de conversa que teria com o governador Clécio Luís, ainda nesta sexta-feira. Neste encontro, também seriam tratados ajustes de regulação para atender a população da região do Marajó, no Pará, que mora mais perto de Macapá do que de Belém, a capital do vizinho estado.

 

O secretário ressaltou a importância do Amapá no contexto do Brasil, agora tendo atores políticos importantes no cenário nacional, como os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e também o deputado Dorinaldo Malafaia, a quem chamou de “grande lutador da saúde”.

 

 

Mozart prometeu esforçar-se ao extremo para que ainda no corrente ano comece a funcionar no Hospital de Amor o acelerador linear montado para a realização de radioterapia. Ele até aventou a possibilidade de montar escritório em Macapá para reforçar o trabalho que, segundo disse, é um dos maiores sonhos do senador Davi Alcolumbre.

 

A previsão do Ministério da Saúde é atender cerca 1.500 pacientes ao longo de outubro, em Macapá. Os pacientes são da rede pública do município, previamente agendados. A previsão também estima a realização de cerca de 4,6 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade