Cidades

Governo inaugura cartório de registros no Hospital Estadual de Santana

A partir de agora os pais dos bebês que nascem na maternidade santanense poderão requerer a emissão da certidão de nascimento sem precisar sair da unidade.

Compartilhe:
Foto: Poliana Tavares

O Hospital Estadual de Santana (HES) agora conta com um cartório de registro de nascimento. Na manhã desta quarta-feira, 5, o Governo do Estado inaugurou o espaço para emitir as certidões na própria unidade regularmente e sem custo.

Agora os bebês que nascerem na unidade já saem de lá com o nascimento registrado, diminuindo o índice de sub-registro na região. A iniciativa é fruto de uma articulação com o Cartório Oliveira, em parceria com a Vara da Infância e Adolescência.

Para o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, garantir a oferta do serviço dentro do hospital, vai possibilitar a diminuição de crianças sem registro no município de Santana, porque o bebê será registrado antes de receber alta.

“Este serviço facilitará a vida dos pais, pois não precisam se deslocar até o cartório para registrar o filho. Isso fortalece a humanização e a cidadania”, afirmou Juan Mendes.

Além da certidão de nascimento, o cartório também pode emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do bebê. O pedido da documentação pode ser feito pelos pais mediante a apresentação da Declaração de Nascido Vivo (DNV) – emitida pela maternidade, no nascimento do bebê – além do documento de identificação dos pais da criança.

No primeiro dia de funcionamento foram expedidas 8 certidões de nascimento. Além da facilidade da emissão dos documentos na própria unidade, eles ainda são entregues de forma gratuita para os pais ou responsáveis pelo bebê.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *