Governo inicia 2º Workshop da Pesca Esportiva e Amadora com palestras e debates
O evento conta com a presença de técnicos, autoridades, empreendedores, pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais

O Governo do Amapá iniciou na quarta-feira, 28, o 2º Workshop da Pesca Esportiva e Amadora, cujo objetivo é reunir especialistas da área para compartilhar conhecimentos práticos, teóricos, e atos institucionais voltados para o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca aliada aos setores do turismo, da hotelaria e culinária.
As atividades ocorrem até esta sexta-feira, 30, e são coordenadas pela Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq), em parceria com os ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA), do Turismo (MTur) e da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
“Toda essa programação é visando o crescimento do setor de pesca esportiva no estado. Isso é uma determinação da gestão que acredito neste segmento como mais uma fonte para o fortalecimento da economia local. Este setor vem ganhando destaque no Amapá e necessitamos explorar de forma sustentável”, destacou o gestor da Sepaq, Paulo Nogueira.
O evento conta com a presença de técnicos, autoridades, empreendedores, pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais que iniciaram debates sobre os rumos da pesca esportiva e tradicional como vetor de desenvolvimento sustentável, turismo e conservação na Amazônia.
Dentre os palestrantes técnicos que o workshop apresenta, está a diretora de Departamento de Pesca Industrial, Amadora Esportiva do MPA, Sandra de Souza, que abriu os debates com o tema “Gestão e Ordenamento da Pesca Amadora e Esportiva”.
“Nosso trabalho aqui é voltado para mostrar, de forma abrangente, o sentido da pesca esportiva, que também é considerada uma prática esportiva de lazer e que envolve uma grande estrutura para sua realização, ou seja, existe um lado econômico em diversos setores para ser realizada”, afirmou Sandra.
Envolvendo todos os segmentos da prática da pesca esportiva e amadora, o evento também destaca o Amapá no cenário nacional pelas espécies de peixes que os rios e igarapés possuem.
“Nosso estado apresenta tudo aquilo que o praticante da pesca esportiva necessita em relação ao meio ambiente, mas ainda estamos em busca da estrutura como hotéis, rotas e até mesmo guias nos locais da pesca. Tudo isso, neste evento, queremos discutir e iniciar a construção de uma grande estrutura de apoio e incentivo para esta prática de esporte e lazer”, disse o presidente da Associação Amapaense de Pesca Esportiva (AAPETUR), Leandro Maia.
O evento é gratuito e continua nesta quinta-feira, 29, com a presença do apresentador de TV, empresário e influencer Eduardo Monteiro, com a palestra sobre o tema “O Futuro da Pesca Esportiva no Amapá”.
No último dia de programação, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), participam o governador do Amapá, Clécio Luís, e os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes e André de Paula, da Pesca e Aquicultura (MPA).
No encerramento, também haverá a apresentação do Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura do Amapá. O estudo reúne dados socioeconômicos, produtivos e de infraestrutura, com o objetivo de orientar políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor pesqueiro e à consolidação da economia azul no estado.
Confira a programação:
- Sexta-feira, 30
- Atos Institucionais
9h – Cerimônia de entregas e encerramento;
– Entrega do Diagnóstico da Pesca e Aquicultura no Amapá;
– Assinatura da Lei Estadual da Pesca Amadora Esportiva;
– Participantes: governador Clécio Luís, ministros Waldez Góes (MIDR), André de Paula (MPA) e Celso Sabino (MTur); deputados e secretários estaduais; além de representantes da sociedade civil.
Deixe seu comentário
Publicidade


