Cidades

Governo intensifica cirurgias ortopédicas do Programa Zera Fila

Em pouco mais de um ano de atividades já foram realizados cerca de cinco mil procedimentos


 

O Governo do Amapá segue garantindo cirurgias ortopédicas no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) com o Programa Zera Fila, criado para reduzir a espera por atendimentos cirúrgicos nas unidades da rede pública estadual. No fim de semana, dez pacientes passaram por procedimento cirúrgico no hospital.

 

O funcionário público Marcos Aurélio teve um acidente doméstico e acabou fraturando o fêmur após uma queda. De início ele procurou o Hospital de Emergência (HE), onde foi atendido e encaminhado ao Hcal para uma cirurgia nas extremidades do osso fraturado.

 

 

“Estava muito ansioso para esse momento, em uma queda besta acabei fraturando a cabeça do fêmur e vi minha vida mudar completamente. Agora só quero retornar para a minha casa e minhas atividades o mais breve possível”, disse o paciente.

 

Além do Marcos, mais nove pacientes realizaram cirurgias ortopédicas no mesmo dia. Foram 4 cirurgias de fêmur, 3 cirurgias de tíbia, 2 cirurgias de fratura de ossos da perna, e uma cirurgia do manguito rotador por videoartroscopia, um procedimento em que o médico consegue visualizar e avaliar por vídeo, as estruturas como tendões, ossos e ligamentos dos ombros, de forma minimamente invasiva.

 

“Nossa prioridade é dar andamento, além das cirurgias ortopédicas, às cirurgias eletivas. Nos fins de semana vamos intensificar os procedimentos com uma equipe de cirurgiões experientes, que garantem um atendimento de qualidade aos pacientes”, explicou o diretor do Hcal, Sávio Sarquis.

 

Zera Fila

Em pouco mais de um ano e um mês, a iniciativa realizou cerca de cinco mil cirurgias ortopédicas, um dos principais gargalos do Hospital de Emergência e o de Especialidades Dr. Alberto Lima.

 

A secretária de saúde, Silvana Vedovelli, garante que os esforços para dar celeridade às cirurgias permanecem e fazem parte das medidas adotadas pelo estado para oferecer aos amapaenses uma saúde pública resolutiva.

 

 

“Nós adquirimos materiais e reforçamos nossas equipes de cirurgiões para que o Zera Fila fosse bem-sucedido. Após um ano de atividades, vemos que precisamos continuar investindo cada vez mais na rede pública de saúde. É um comprometimento do Governo do Amapá e todos que nele estão inseridos”, enfatiza a gestora.

 

A cirurgia ortopédica é o tipo de procedimento realizado para corrigir doenças e deformidades dos ossos, sejam elas fraturas ou fissuras. Dentro desta especialidade, existem diversas variáveis que vão desde a correção de problemas crônicos até o atendimento emergencial.

 

Melhorias

Desde 2023, o Governo do Amapá já investiu R$ 1,7 bilhão na saúde pública. O Hcal recebeu investimentos em equipamentos mais modernos como raio X fixo e móvel, arco cirúrgico, equipamento de sistema de radiologia computadorizada, aparelho de ecocardiografia, ultrassonografia com doppler e mamógrafo.

 

O governo do estado também atuou na ampliação de 32 leitos com a abertura da enfermaria da Clínica Médica e reforma em três enfermarias, com cinco leitos cada. A unidade segue recebendo intervenções.

 


Deixe seu comentário


Publicidade