Cidades

Governo investe na instalação de armadilhas de ovos do mosquito da dengue

Foram instaladas 85 ‘ovitrampas’ para combater o Aedes aegypti em pontos estratégicos de Oiapoque


 

O Governo do Amapá está adotando uma nova estratégia visando o combate e controle da dengue em Oiapoque, no extremo Norte do estado. Pontos estratégicos do município receberam a instalação de 85 “ovitrampas”, uma espécie de armadilha para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti. O trabalho é desenvolvido pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

As “ovitrampas” são armadilhas construídas com vaso plástico de cor preta, preenchido com água e elemento atrativo para o mosquito (levedo de cerveja) que fica posicionado em um local estratégico e simula o ambiente perfeito para a oviposição do inseto. Dentro do recipiente, há uma palheta de madeira que facilita que a fêmea bote os ovos.

 

 

“O uso das ovitrampas vem somar com as ações do Governo do Amapá no município de Oiapoque para o combate e controle do mosquito Aedes, como os mutirões de limpeza, o monitoramento de pontos estratégicos, ações educativas e de bloqueios e as inspeções de rotina”, reforçou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
A instalação das armadilhas é feita por uma equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) e são recolhidas seis dias depois. Após a coleta, as palhetas são enviadas para análises laboratoriais, onde é feita a contagem dos ovos dos Aedes aegypti.

Foram instaladas oito armadilhas na área urbana da cidade, e em bairros prioritários com maior ocorrência da doença. Outras cinco foram disitribuídos na aldeia do Manga.

“Fazemos a contagem dos ovos para, se possível, estimar a população do mosquito em um raio de nove quarteirões. No mês seguinte, o processo será repetido em novos endereços”, explicou Marlúcia dos Santos Façanha, chefe do Laboratório de Vetores do Lacen.
A pesquisa é fundamental para monitorar em tempo real o comportamento do mosquito e tornar mais efetivo o controle do vetor. A estratégia terá duração de 12 meses.


Deixe seu comentário


Publicidade