Cidades

Governo lança Agosto Lilás para conscientizar sobre violência contra a mulher

Mês tem programação alusiva ao dia emblemático da Lei Maria da Penha, que celebra 15 anos no próximo sábado, 7 de agosto.


O Governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 2, a campanha do Agosto Lilás – Mês de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O mês é alusivo à Lei Maria da Penha, que comemora 15 anos de criação no próximo sábado, 7. O cronograma de atividades é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Política Mulheres (Sepm).

Haverá diversas atividades como palestras, rodas de conversas, capacitações. Além disso, acontecerá uma live interativa que será realizada em Macapá. A equipe da Sepm estará também presente em alguns municípios como Tartarugalzinho, Porto Grande, Ferreira Gomes e Santana, capacitando servidores de órgãos municipais a respeito do fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher (RAM).

Os dois primeiros dias de programação foram capacitações voltadas aos servidores da Sepm, Crams e Camufs e Núcleo de Acolhimento às Mulheres Amapaenses Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (AMA/LBTI). Um momento importante para alinhamento das atividades que seguem no segundo semestre e, também, para o ano que vem, com pautas relacionadas à política pública de fortalecimento no combate à violência de gênero. Além das especificidades: acolhimento da mulher LBTI, protocolos, fluxo, ficha unificada da Rede de Atendimento à Mulher e estudos de casos.

“O Agosto Lilás é mais que um mês de conscientização, é trabalho e construção conjunta com os municípios“, pontua a secretária de Política para Mulheres, Renata Apóstolo Santana.

Nos próximos dias, a programação segue com capacitação aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Blitz educativa e live interativa no próximo sábado, 7, dia que a Lei Maria da Penha completa 15 anos. Posteriormente, seguem as agendas nos municípios que solicitaram as demandas de capacitações.

Nos dias 30 e 31 de agosto, a organização do cronograma de atividades se dedicará a uma capacitação impar ao Agosto Lilás: Encontro Estadual de gestoras de OPMs. OPMs são Organismos de Política para Mulheres que podem ser coordenadorias, secretarias, etc. O tema será “O Fortalecimento Estadual das Política Públicas para mulheres através da articulação das OPMs por meio da Rede de Atendimento à Mulher (RAM).

 

Leia a programação completa aqui. 


Deixe seu comentário


Publicidade