Governo oferece exame de avaliação do sistema imunológico para pacientes que vivem com HIV em Oiapoque
Após capacitação e aquisição de equipamento, o Laboratório de Fronteira da SVS passará a realizar exames de forma periódica.

O Governo do Amapá passa a ofertar o exame de avaliação do sistema imunológico, conhecido como CD4+, para pacientes que vivem com HIV no município de Oiapoque, norte do estado. A análise, agora, está disponível na Unidade Laboratorial de Fronteira (Lafron) da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), situada na cidade.
O CD4+ permite a contagem de linfócitos no sangue: quanto mais baixas as células CD4+, principal alvo do vírus – maior é o risco do paciente contrair doenças oportunistas. É a primeira vez que o município oferta este exame.
Os profissionais do Lafron passaram por um treinamento realizado pela empresa responsável pela distribuição dos equipamentos e kits para os testes de HIV em todo território nacional.
A diretora executiva do Laboratório Central do Amapá (Lacen), Lindomar dos Anjos, explica que, antes, as amostras eram enviadas para Macapá. Ela defende que a mudança é um ponto positivo para os pacientes da área de fronteira.
“A realização desse exame em Oiapoque é um marco histórico e resultará em uma resposta mais ágil, dando celeridade para o monitoramento e tratamento do paciente”, disse a diretora executiva do Laboratório Central do Amapá (Lacen), Lindomar dos Anjos
Treinamento
O treinamento, realizado no dia 13 de julho, foi sobre o equipamento PIMA , que é um analisador que faz a contagem absoluta de células CD4 +, essencial para estabelecer a imunidade de referência e avaliar resultados clínicos em pacientes com HIV. O equipamento usa o método de cartucho descartável de uso único com todos os reagentes secos. Os resultados de cada amostra podem ser disponibilizados pelo equipamento em 20 minutos.
Deixe seu comentário
Publicidade
