Cidades

Governo promove curso para profissionais de saúde sobre doenças preveníveis com vacinação

Capacitação segue até quinta, 21, com foco no calendário de vacinas que são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde.


Foto: Alessandro Veloso

O Governo do Amapá promove uma capacitação para profissionais de saúde que trabalham de forma direta ou indireta com vacinação em Macapá. O objetivo é contribuir com a formação dos agentes envolvidos com a prevenção de doenças imunopreveníveis (que podem ser prevenidas com imunização como sarampo e influenza) e ampliar a cobertura das vacinas que imunizam contra essas patologias.

As aulas são presenciais e ocorrem até quinta-feira, 21. Dentre os assuntos tratados, está a vigilância de doenças exantemáticas (é uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação), além de calendário nacional de vacinação, vacinas da covid-19 e eventos adversos após imunização.

A formação será levada para todos os municípios do estado, alcançando não só quem trabalha dentro da sala de vacina, como também enfermeiros e técnicos que realizam o trabalho de saúde preventiva e assistência básica nas unidades de saúde.

“Na capacitação, estamos atendendo todos os profissionais que atuam de forma direta ou indireta com a imunização, como exemplo os trabalhadores que atuam com saúde da família, que devem ter atenção direta com a manutenção da caderneta de vacinação da população atualizada”, frisou Andrea Marvão, chefe da Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).


Deixe seu comentário


Publicidade