Governo reforça alerta e conscientização da população no combate à hanseníase
Referente à programação do ‘Janeiro Roxo’, ação foca na prevenção da doença

Wallace Fonseca
Estagiário
Referente à programação do Janeiro Roxo, o Governo do Amapá visa promover a conscientização e prevenção da hanseníase. Nesta terça-feira, 30, equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde, a SVS, estiveram na Feira do Agricultor, no bairro Buritizal, em Macapá.
A presença dos agentes de saúde foi para chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce, do controle e tratamento da doença e também informando a respeito dos sinais, sintomas e formas de transmissão.
Ângela Gurjão, responsável técnica do Programa Estadual da Hanseníase, ouvida no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta terça-feira, 30, reforçou a importância da prevenção e falou sobre os principais sintomas do mal: “É uma doença infecciosa crônica e curável, que causa lesões de pele; não causa morte”.
A responsável pelo programa também sugeriu o autoexame, análise do corpo e, em caso de lesões, “tocar essas partes com a ponta de um alfinete ou caneta; caso a sensibilidade da região esteja diferente, deve-se procurar uma unidade de atendimento médico”, concluiu Ângela.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informação, o Sinan, em 2021, o Amapá registrou 31 casos de hanseníase; no ano seguinte, 58 pessoas receberam o diagnóstico da doença. Em 2023 foram registrados 50 casos, e no presente ano, até o dia 28 de janeiro, nenhum caso tinha sido confirmado.
Deixe seu comentário
Publicidade

