Cidades

Governo reforça segurança com a formatura de novos soldados da Polícia Militar

São cerca de 300 novos policiais militares preparados para atuar em qualquer município do Estado com unidade da PM/AP.


O efetivo da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP) foi reforçado com cerca de 300 novos policiais militares nesta quarta-feira, 12, durante a formatura da primeira turma de aprovados no concurso público para o cargo de soldado da (PM/AP) – Quadro de Combatentes. Após seis fases do certame, os novos militares passaram por um Curso de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) e estão aptos para atuar em qualquer município amapaense com unidade da PM/AP, conforme necessidade da instituição.

Durante a solenidade, que ocorreu no Comando Geral da PM/AP, em Macapá, a primeira-dama Marilia Góes representou o governador Waldez Góes, que cumpre agenda em Brasília. Em seu discurso, ela enfatizou a necessidade de reforçar o quantitativo de policiais militares. “Com o aumento do efetivo da Polícia Militar, o governo estadual busca fortalecer a segurança pública oferecida à nossa população”, ressaltou Maília.

Ela acrescentou que, a partir de fevereiro de 2019, candidatos que atualmente passam por outras fases do certame devem iniciar o Curso de Formação e Aperfeiçoamento, ampliando ainda mais o efetivo da PM/AP.

 

Durante o evento, o comandante geral da corporação, coronel Rodolfo Pereira, frisou que os novos policiais militares serão distribuídos pelos municípios amapaenses a partir de janeiro. “Este momento marca o início da reposição do efetivo da Polícia Militar. Todo o Estado será contemplado com novos polícias, sendo que Macapá e Santana serão priorizadas, pois nessas cidades se concentram a maioria parte das ocorrências policiais”, registrou o comandante.

Mais concursos públicos
Mesmo em um período de crise econômica nacional, o Governo do Amapá vem realizando concursos para áreas estratégicas com o objetivo de atender a população da melhor forma possível. O Poder Executivo estadual realizou a posse a 292 professores, auxiliares educacionais e pedagogos, além de ter convocado 238 profissionais de diversas áreas da saúde de certames anteriores a 2015.

Durante a atual gestão, foram realizados 13 concursos públicos. No setor da segurança pública, o governo já empossou 25 delegados, 120 agentes e 60 oficiais de Polícia Civil. Também foram empossados 18 peritos médicos legistas e 1 perito médico legista com especialização em psiquiatria no concurso da Polícia Técnico-Cientifica do Amapá (Politec) e, até o momento, cerca de 300 soldados de Polícia Militar.

Também houve concurso para Defensoria Pública do Estado (Defenap), Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) e Grupo de Gestão Governamental. Além disso, o Estado já lançou o edital para preenchimento de vagas da Agência de Fomento do Amapá (Afap).

Para o ano de 2019, está em planejamento a realização de concursos nas áreas da saúde, educação, Corpo de Bombeiros, Amapá Previdência (Amprev), Receita Estadual e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).


Deixe seu comentário


Publicidade