Cidades

Guichê exclusivo atenderá clientes com reclamações contra a CEA

Segundo o diretor-presidente do órgão, Eliton Rocha, o Procon planeja, nos próximos dias, assinar um Termo de Cooperação que cria um guichê exclusivo para atendimentos relacionados à CEA.


O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) divulgou nesta terça-feira, 9, os dados que registram as principais reclamações e setores que geraram demandas de atendimento durante o primeiro semestre de 2017. De janeiro a abril, o órgão já contabiliza um total de 2.832 atendimentos. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) lidera o ranking com 453 reclamações. Muitas delas têm relação com o reajuste tarifário da energia elétrica.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Eliton Rocha, o Procon planeja, nos próximos dias, assinar um Termo de Cooperação que cria um guichê exclusivo para atendimentos relacionados à CEA. “Vamos utilizar este guichê para atender essas demandas do consumidor da CEA. Com isso, vamos tentar solucionar aqui com o nosso atendimento jurídico, evitando encaminhar a demanda para o Tribunal de Justiça”, explicou o gestor.

Ele destacou, ainda, que o crescente número de reclamações envolvendo a CEA está relacionado ao reajuste da tarifa e a instalação de novos medidores de energia. “Agora estamos conseguindo fazer a conciliação entre as partes, onde o pagamento muitas vezes é revisto e até mesmo parcelado, possibilitando o pagamento do consumidor”, disse Rocha.
A previsão é de que o guichê comece a funcionar assim que o Procon mudar de endereço, para um prédio maior, localizado na Avenida Padre Júlio, esquina com a Rua Dr. Marcelo Cândia, no bairro Santa Rita, em até 30 dias.

Reclamações
De acordo com os dados relativos aos atendimentos realizados pelo Procon, foram computadas 997 aberturas direta de reclamação, 1.291 atendimentos preliminares, 41 encaminhamentos para fiscalização e 500 atendimentos para simples consulta. Cerca de 70% dos casos são solucionados com as conciliações e encaminhamentos feitos pelo órgão, que é vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Os atendimentos são divididos por área, entre as quais a financeira e a de serviços essenciais estão sendo as mais procuradas, com registro de quase mil casos. São, principalmente, reclamações de contas que o consumidor alega constar valor abusivo, como as de energia elétrica, empréstimo bancário, cartão de crédito, telefonia celular, entre outros.


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