Cidades

Há 241 anos, tradição do dia 25 de julho impressiona visitantes na Vila de Mazagão Velho

Todos os anos, o ponto alto da Festa de São Tiago reúne fieis devotos do santo para participarem de cada momento da lendária encenação da batalha entre mouros e cristãos.


Uma multidão de fiéis acompanhou a celebração da missa em honra a São Jorge e São Tiago, padroeiro da festividade que acontece a 241 anos na Vila de Mazagão Velho, distante aproximadamente 63 km da capital. O evento religioso ocorreu no início da manhã desta quarta-feira, 25, Dia de São Tiago.

 

A rua ao lado da praça da Vila, onde foi montado o palco para a celebração, começou a ser tomada de fiéis logo cedo. Homens, mulheres, jovens e crianças, todos com um só propósito: homenagear aos santos guerreiros que simbolizam a encenação da luta de mouros e cristãos em terras mazaganenses.

 


A aposentada Maria José Braga, 65 anos, nasceu em Mazagão e desde os 12 anos, participa das festividades na Vila. Ela disse que ficou seis anos sem ir à Mazagão Velho, mas que este ano, decidiu retornar com a tradição ao santo devoto. “É um momento de reflexão, de paz, de agradecimentos por muitas coisas que São Tiago tem me agraciado”, contou.

 

A estudante Natalia Modesto, 23 anos, relata que a hospitalidade de quem mora na Vila faz com que o visitante retorne ao local. “É algo que me chamou a atenção quando vim pela primeira vez acompanhar a festividade. E, sempre que venho, noto que os moradores continuam bem receptivos”, observou.

 


Para a pedagoga Obede Gadelha, 46 anos, que há cinco anos não acompanhava as celebrações, este é um momento de muita fé, que pulsa dentro do peito de quem mora no local, assim como dos devotos que visitam o lugar. “Esse momento de religiosidade, de estar aqui, de levar uma palavra de fé às pessoas, de entrar nas casas para conversar com os moradores e ver que ali tem um oratório, isso é muito forte. É importante que os amapaenses que ainda não tiveram essa experiência, visitem este local e presenciem esta tradição”, incentivou.

 

Celebrações
Iniciada por volta das 8h, a missa foi um momento de reflexão e de muitos louvores. A cada canto, a emoção florescia nos rostos dos fiéis que louvavam e rezavam aos santos que representam a festividade.

 

Encerrada a missa, foi momento de começar a procissão com as imagens de São Jorge e São Tiago até a igreja localizada próximo da margem do rio Mutuacá.

 

Antes da peregrinação, o encontro das figuras de São Jorge e São Tiago, montados em cavalos, momento marcante e que dá início à procissão, acompanhada de perto pelos atores que encarnam os santos.

 

Pelo trajeto, fé, louvor e muitos agradecimentos. Na maioria das casas por onde a multidão passa, se percebem homenagens através das imagens colocadas sobre mesas enfeitadas com fitas coloridas e velas.

 

Depois de peregrinar por algumas ruas da Vila de Mazagão Velho, as imagens chegam à igreja, onde são colocadas no altar e, outra missa é celebrada finalizando este primeiro momento do dia 25, que conta, ainda, com a encenação da batalha entre mouros e cristãos.


Deixe seu comentário


Publicidade